São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 01/11/2024

Clubes de corrida (crews/grupos) reúnem comunidade para desbravar a cidade

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade, e Renata Sá, repórter do Esportividade

Treinão gratuito do clube de corrida adidas Runners no centro de São Paulo (Adidas/Divulgação)

Você notou que parece que todo mundo está correndo? Basta uma olhada mais atenta aos parques ou percorrer as ruas da cidade para ver que tem mais gente praticando a modalidade. Essa não é apenas uma sensação: as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e muitas delas escolheram a corrida de rua como uma forma de se exercitar. E elas não estão sozinhas.

Assista ao vídeo curto e veja como são os treinos:

Pelo menos é o que diz o Ticket Sports, maior plataforma de vendas de inscrições para eventos esportivos participativos do Brasil, que divulgou que, só em 2024, 34,8% dos clientes da plataforma, de idades e gerações variadas, nunca tinham se inscrito em evento algum.

Naturalmente, se existem mais pessoas procurando a corrida, cresce também a quantidade de eventos, como as provas. Não é raro encontrar faixas de sinalização informando que aquele trecho estará fechado para alguma corrida de rua no fim de semana. Em muitos casos, há mais de uma prova acontecendo na cidade ao mesmo tempo.

Assim como os eventos aumentaram, a comunidade corredora também expandiu-se. Com a facilidade da tecnologia, é simples achar pessoas dispostas a se encontrar, durante a semana, por exemplo, para treinar. A partir dessa demanda, os clubes de corrida, também chamados de crews ou grupos, “explodiram” em São Paulo e em outras regiões do Brasil, podendo os atletas amadores escolherem um ou mais que se adequem à rotina de treinos.

O Esportividade foi conhecer alguns deles na capital, onde é possível correr de graça – em parques e ruas da cidade de São Paulo – em uma espécie de happy hour dos runners.

Vem com Nóis

Aquecimento do treino gratuito do grupo de corrida Vem com Nóis na Paulista (Esportividade)

Treino de corrida de rua ou aula de dança ao ar livre? Ambos. A turma animada do Vem com Nóis, comandada por André Moreira e sua equipe, colocou os atletas que participaram do treino gratuito de 30 de outubro de 2024, quarta-feira, para rebolar (literalmente).

Correndo pela calçada de uma das avenidas mais icônicas da cidade, a Paulista, os participantes aceleraram quando possível e desaceleraram nos semáforos. A abertura e o fechamento do sinal para os pedestres eram um mero detalhe, porque, enquanto estavam ali parados, todos foram colocados para dançar. Isso mesmo. Ouvindo de hits mais novos, como o “Macetando” de Ivete Sangalo e Ludmila, às canções do axé music que marcaram gerações, os corredores entravam na brincadeira e rebolavam até o chão.

Com ponto de largada na praça Oswaldo Cruz, próximo ao shopping Pátio Paulista, às 20h30 de quarta-feira, os atletas correram até o vão livre do Masp e retornaram ao ponto inicial pelo lado oposto da avenida Paulista. Quem estava nos bares e restaurantes, em mesas nas calçadas, também entrava na brincadeira dançando e cantando. Um dos pontos altos do treino foi quando, em um dos bares com música ao vivo, o artista que se apresentava no local tocou, a pedido da equipe do Vem com Nóis, a música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana. Para participar do treino do Vem com Nóis, basta se inscrever gratuitamente nele.

Squad Javali

Clube de corrida Squad Javali, no parque do Ibirapuera, na zona sul (Esportividade)

Eletrizante seria um termo insuficiente, porém bem próximo da realidade, para classificar os treinos do esquadrão Squad Javali. Com encontros todas as quintas-feiras, às 20h, no parque do Ibirapuera, na zona sul, a animada trupe comandada por Diba é mais do que um clube de corrida.

Durante o encontro, no dia 24 de outubro de 2024, era raro alguém que estivesse ali não conhecesse nenhum outro participante. Naqueles poucos minutos que antecederam o aquecimento e, em seguida, um dos treinos de tiro dos mais “insanos”, descobrimos que os membros do Squad Javali também se reúnem para participar de provas, inclusive fora da cidade – como a Maratona de Sorocaba, evento marcado para fim de semana de 23 e 24 de novembro de 2024 –, podendo ser uma ótima oportunidade de integração com outros atletas.

Por causa da chuva, as atividades habituais foram transferidas para a área externa do prédio da Bienal, dentro do parque do Ibirapuera. O desafio era realizar nove tiros na rampa que dá acesso ao edifício; a curta distância não condizia com o tamanho do esforço desprendido.

Divididos em trios, os corredores largavam com poucos segundos de diferença, podendo cruzar com vários deles tanto na ida como na volta, porque, após chegarem ao topo, os atletas retornavam ao ponto inicial para um rápido descanso. Para participar dos encontros do Squad Javali, basta comparecer ao parque no dia de treino.

adidas Runners

Clube de corrida adidas Runners diante do parque da Aclimação (AR/Divulgação)

Projeto itinerante da marca de tênis e roupas esportivas adidas, o adidas Runners realiza treinões em vários dias da semana e aos sábados em locais variados. Para encontrá-los, basta acessar o app ou site do adidas Running e se inscrever gratuitamente no evento.

No dia em que o guia esportivo da cidade participou do AR, o encontro aconteceu em um dos portões de entrada do parque da Aclimação, na região central paulistana, às 20h. Com o lema “sai junto e chega junto”, os participantes correm em um grande pelotão; mesmo que algum atleta desacelere durante o percurso, o grupo só continua quando todos chegam a um ponto de concentração estipulado pela equipe.

Durante o reagrupamento ou mesmo quando aguardavam algum semáforo abrir, como aconteceu no treino noturno do dia 22 de outubro de 2024, terça-feira, que percorreu ruas nas proximidades do parque e subiu até a Vergueiro, perto da estação de metrô Vila Mariana, os treinadores do adidas Runners desafiavam os participantes.

Diante de semáforos fechados para pedestres, os atletas realizaram polichinelos e exercícios de isometria. Em uma divertida brincadeira, eles ainda sugeriram que os corredores mais velozes fossem buscar – além de incentivar – os atletas que ficaram um pouco mais para trás. Além de contarem com ponto de hidratação com água geladíssima e guarda-volumes, os inscritos podiam experimentar modelos de tênis da marca alemã no treino.

Leia mais:
Treine corrida de rua com assessorias esportivas utilizando créditos ClassPass: 14 dias de teste grátis

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.