São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 26/12/2023

Circuito Popular, com inscrições grátis, é aberto com clima leve e corrida pesada

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Trio de corredoras participantes do Circuito Popular no Ceret (Esportividade)

A abertura da temporada 2023/2024 do Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo, a primeira organizada pela Fenats, contou com elementos que a deixaram especial. O fato de ter acontecido dois dias antes do Natal, em 23 de dezembro de 2023, a tornou praticamente uma “festa natalina de corredores”. Enquanto alguns ainda iriam participar da 98ª edição da Corrida de São Silvestre no dia 31 de dezembro de 2023, outros já se despediam do ano de provas pedestres. De qualquer forma, o clima era de confraternização. O sábado ensolarado no Ceret, na zona leste da capital paulista, e as atrações do evento também contribuíram para deixá-lo leve – em contrapartida, a prova de 5 km foi pesada.

Locutor Thiago de Sá comanda alongamento (Esportividade)

Já ao chegar ao Ceret o participante via o locutor, Thiago de Sá, vestido de Papai Noel. E seu estilo de locução, mais suave, transmitia paz, dando a tranquilidade necessária aos corredores e aos caminhantes. Como os kits haviam sido entregues na sexta-feira, dia 22 de dezembro, inclusive com algumas inscrições efetuadas ao fim da retirada, às 19h, a fim de conceder as vagas de ausentes a outras pessoas, não houve correria pré-largada.

Instantes antes da largada do Circuito Popular no Ceret (Esportividade)

A largada das mais de mil pessoas ocorreu no horário previsto, às 7h. Apesar do trecho inicial ser um pouco estreito – e em descida –, já depois de 200 ou 300 metros cada um pôde desenvolver sua própria velocidade.

Corrida no Ceret: subidas e descidas (Esportividade)

Já no primeiro quilômetro ficou claro como seria a prova: marcada por subidas, como é característico do centro esportivo localizado no Jardim Anália Franco. Um posto de hidratação foi posicionado estrategicamente em uma dessas partes mais difíceis do percurso, ajudando os atletas a enfrentá-la. As descidas, especialmente a do fim da primeira volta, foram uma forma de “recarregar a bateria” para mais subidas.

Últimos metros da etapa do Ceret do Circuito Popular (Esportividade)

Ao término da prova de 5 km – a distância foi exata –, aos participantes foram entregues banana, maçã, água e, é claro, a merecida medalha. Ao retornarem à “arena”, montada no estacionamento do Ceret, puderam descansar e conversar com outros corredores ao som do pop rock da banda Atol das Rocas, que se apresentava no palco.

Área Kids montada no Ceret (Esportividade)

A poucos metros de lá, crianças e adolescentes jogavam futebol e tênis de mesa, por exemplo, na Área Kids, com piso de grama sintética. E a criançada ainda correu…

Meninos correm no Circuito Popular (Esportividade)

Divididas por faixas etárias (de 0 a 6 anos: 50 metros; 7 e 8 anos: 100 metros; 9 e 10 anos: 200 metros; e de 10 a 12 anos: 400 metros), as crianças participaram de baterias só para elas a partir das 8h. A posição do cone de retorno mudava conforme a idade dos atletinhas, que na volta também encaravam um pouco de subida.

Pista de atletismo do Ceret (Esportividade)

Embora não tenha sido possível incluir no percurso do Circuito Popular a pista de atletismo recém-inaugurada, estava aberta a quem quisesse correr nela – ou, no mínimo, tirar fotos com a medalha.

Assista ao vídeo curto da etapa do Ceret:

Entre janeiro de 2024 e março de 2024, haverá outras sete etapas do Circuito Popular, todas elas com inscrições gratuitas. Acompanhe as notícias do CP clicando aqui.

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua. O valor global do projeto é de R$ 2.721.539,04, fazendo parte dele dez etapas (após termo de aditamento) – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade.

Leia mais sobre a 1ª etapa:
Etapa do Ceret do Circuito Popular faz reviver memória de correr ‘em casa’

Para receber notificações do Circuito Popular e de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Comentários


  • Maria disse:

    Não sei fazer minha inscrição pra participar das corridas no ceret

  • Edivam Jose da silva disse:

    Deveria ser aberto ao público, pois só para um grupo fechado, não é legal, apesar de ser dito ao público as pessoas não tiveram a oportunidade de se inscrever e participar.

  • Sandra disse:

    Boa noite
    Além da corrida não tem caminhada….?

  • FLAVIANA DOS SANTOS disse:

    Bom dia!

    Gostaria de ser avisada das próximas etapas.

    Grata

  • Deixe seu comentário


    Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.