São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 05/02/2024

‘Carnacorrida’: como foi a etapa do Pq. Ecológico do Tietê do Circuito Popular

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Na largada do Circuito Popular de corrida de rua, etapa Pq. Ecológico do Tietê, abadás e fantasias (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

O mês de fevereiro é marcado por uma das festas mais populares do país: o Carnaval. Já faz algum tempo que  ultrapassou as barreiras daqueles poucos dias que separavam a sexta-feira carnavalesca da Quarta-feira de Cinzas, tornando-se parte dos calendários oficiais das cidades. Em São Paulo, por exemplo, há alguns anos não era tão forte a presença de bloquinhos ocupando as ruas da cidade, mas hoje em dia a realidade é outra. Se parar para pensar, as corridas e os bloquinhos têm algumas semelhanças. Ambas são bastante populares, têm abadás (o que é um kit de corrida de rua senão um!), trajetos estipulados, pontos de hidratação e, olhando mais a fundo, bloquinho e corrida nada mais são do que a reunião de uma tribo, ou seja, de um grupo de pessoas em prol do mesmo objetivo.

Assista ao vídeo curto da etapa em que “pulamos Carnaval”:

Foi assim, como esse sentimento, que vi a terceira etapa do Circuito Popular de corrida de rua de São Paulo, prova realizada no Parque Ecológico do Tietê, no domingo passado, dia 4 de fevereiro de 2024. O trajeto, um pouco mais rústico, considerando as duas etapas anteriores no Ceret e no parque do Carmo, exigiu dos corredores muito “samba no pé”, já que as chuvas de verão, inevitáveis nessa época do ano, acabaram deixando alguns trechos de terra mais molhados e exigindo atenção dos atletas. Para os que optaram por correr com tênis apropriados para pista molhada, era possível pular algumas poças d’água no trajeto. A opção dos mais cautelosos era caminhar nesses trechos.

Editor e repórter do Esportividade prontos para a ‘carnacorrida’ (Esportividade)

Os abadás, ou melhor, os kits com camiseta, sacochila e número de peito, em uma tentativa de fazer com que os corredores fossem uma única vez ao parque, foram entregues no dia da prova. Um acúmulo de participantes mais próximo ao horário final de retirada acabou atrasando a prova em quase uma hora. Apesar do inconveniente, a organização explicou a situação pelo sistema de som – além de se desculpar com os atletas. Para as próximas etapas, já disseram que vão rever essa questão. A temperatura amena – não fazia tanto calor no período anterior à largada –, os banquinhos embaixo das árvores e a possibilidade de utilizar os banheiros do parque foram, com certeza, fatores que colaboraram para a espera ser mais agradável. Foi durante ela que pudemos reencontrar amigos da corrida e colocar a conversa em dia.

Trio conclui junto a etapa do Parque Ecológico do Tietê do Circuito Popular (Esportividade)

Durante a parte final do percurso, me aproximei de uma corredora, e passamos o restante do trajeto batendo papo. Cida (de rosa na foto acima) me contou que já corre há vários anos e até gosta de pistas mais rústicas como a do parque ecológico. Na reta final, já próximas ao “trio elétrico”, podíamos ouvir o locutor Thiago Barba animando os atletas que cruzavam o pórtico.

Medalha da temporada 2023/2024 do Circuito Popular (Esportividade)

Em seguida, caminhamos até a retirada das medalhas, uma lembrança física do desafio de acordar cedinho, calçar um par de tênis e encarar os km pela frente em uma prova. Uma coisa que a corrida tem de diferente dos bloquinhos é a alegria de pendurar no pescoço aquele pedaço de metal.

Com inscrições gratuitas, abertas alguns dias antes de cada evento, o Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo, organizado pela Fenats e financiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, terá uma breve pausa devido ao Carnaval. A quarta etapa desta temporada se dará no dia 18 de fevereiro de 2024, domingo, no parque do Trote, na zona norte, sendo mais uma prova com variação de pisos.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.