Campeonatos estaduais com início em agosto adotam sets de 21 pontos
Dois campeonatos estaduais que terão início no mês de agosto adotarão uma redução de pontuação: os sets terão 21 pontos em vez de 25, mas o quinto continuará com 15 e será mantida a necessidade de um time ter dois pontos de vantagem para fechar cada set.
O Campeonato Paulista masculino da Divisão Especial terá ainda playoffs de apenas dois jogos: em caso de empate em vitórias, uma para cada lado, será jogado o “golden set” após a segunda partida, com limite de 21 pontos, para a classificação. O torneio começará em 2 de agosto e contará com 7 equipes: Sesi-SP, Vôlei Brasil Kirin, de Campinas, São Bernardo, Funvic/Taubaté, Climed/Atibaia, São José dos Campos e São Caetano. Elas jogarão em turno único. A com melhor campanha garantirá presença diretamente na semifinal. As outras seis disputarão as quartas de final, passando as três melhores para a semi. Os vencedores das semifinais decidirão o título de 2013.
Já a Copa São Paulo feminina começará em 9 de agosto. Os confrontos da primeira rodada serão Sesi x Jacareí/Sedex, às 19h, no Sesi Vila Leopoldina; Pinheiros x São Cristovão/São Caetano, a partir das 19h30, no Esporte Clube Pinheiros; e Uniara/APAV x São Bernardo, às 20h, no ginásio da Pista, em Araraquara. O Sollys/Nestlé, campeão do Paulista feminino da Divisão Especial de 2012, não estará nesta Copa São Paulo.
De acordo com os ex-jogadores Carlão e Nalbert, hoje em dia comentaristas do canal Sportv, a próxima edição da Superliga será disputada com sets de 21 pontos também. Mas o regulamento atual da Federação Internacional de Vôlei, cujo título é “Regras oficiais do vôlei 2013-2016”, aprovado pelo 33º congresso da entidade em 2012, mantém os 25 pontos.