São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 04/03/2024

Cada etapa do Circuito Popular é única, e a da Penha é a mais veloz da temporada

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Reta final da etapa Penha do Circuito Popular na “Gamelinha” (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu.

No Circuito Popular de corrida de rua da cidade de São Paulo, nenhuma prova é igual à outra. Essa variedade ficou mais do que clara no dia 3 de março de 2024, domingo, na etapa da Penha, disputada na avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho (“Gamelinha”), no distrito de Vila Matilde, na zona leste da capital paulista. Pela primeira vez nesta temporada 2023/2024, não houve subida significativa nem trecho rústico.

Assista ao vídeo curto da etapa da Penha do Circuito Popular:

Retrospectiva: a temporada começou ainda em dezembro, no dia 23, no Ceret, com subidas e descidas. O CP foi retomado em janeiro, quando se deu a etapa do parque do Carmo, incluindo um trecho bastante íngreme e variação de pisos. Em 4 de fevereiro, o primeiro quilômetro no Parque Ecológico do Tietê foi desafiador, já que, por causa das chuvas de verão, havia muitas poças d’água na trilha. No parque do Trote, apesar de o percurso ser mais plano, os atletas lidaram, outra vez, com uma variação de pisos. No parque Vila do Rodeio, praticamente não existiram partes planas. E, no Alto da Lapa, o percurso até parecia um de Fórmula 1, com subidas, descidas e curvas de diversos ângulos.

Um pouco antes da largada da etapa Penha do Circuito Popular (Esportividade)

Agora, na “Gamelinha”, os participantes encontraram um percurso totalmente asfaltado, margeando o córrego cujo nome é o apelido da avenida, e com somente cerca 14 metros de diferença de altitude entre o ponto mais baixo e o mais alto – diluídos ao longo de 2 km. O retorno, a única curva da prova, foi feito no km 2,5.

Começo de prova na “Gamelinha” (Esportividade)

A temperatura, de cerca de 21ºC, foi amenizada pelo fato de as árvores “esconderem” a luz solar em grande parte do caminho. Essa combinação de fatores tornou a etapa da Penha propícia à obtenção de recordes pessoais, os famosos RPs.

À esquerda, atletas na 1ª metade de prova na “Gamelinha”; à direita, na 2ª (Esportividade)

E a participação dos corredores amadores foi bem representativa. Em razão de a estação de metrô Guilhermina-Esperança (Linha 3-Vermelha) ficar a apenas 600 metros, aproximadamente, do ponto de largada, o acesso ao local foi facilitado. Crianças também compareceram ao evento em bom número, divertiram-se na Área Kids e participaram das baterias infantis.

Silvana Silva, quarta colocada na etapa Penha do Circuito Popular (Esportividade)

A oitava etapa desta temporada 2023/2024, a ser realizada no centro histórico paulistano já neste domingo, dia 10 de março de 2024, será feminina, já que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. As inscrições gratuitas serão abertas nos próximos dias.

Circuito Popular na “Gamelinha” (Esportividade)

A Fenats (Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor) foi a entidade escolhida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo entre as três que enviaram proposta para a organização do Circuito Popular de corrida de rua. O valor global do projeto é de R$ 2.721.539,04, fazendo parte dele dez etapas (após termo de aditamento) – sempre com inscrições gratuitas – em diversas regiões da cidade. O Esportividade fará a cobertura de todas elas.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.