Aulas de musculação gratuitas e a céu aberto serão reabertas no Villa-Lobos
Definitivamente, o parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, tornou-se o ponto de encontro de diversas “tribos” esportivas, mas todas elas buscam a mesma coisa: uma vida mais saudável atrelada à prática de exercícios físicos. E os próximos meses prometem atrações para todos os gostos. Começando pelo festival olímpico Parque Time Brasil – fan fest com megatelões para transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos de Paris, clínicas esportivas gratuitas e presença de atletas e ex-atletas. Na sequência, a reabertura de uma academia gratuita e ao ar livre no parque, inclusive com aparelhos de musculação.
A instalação dos equipamentos será feita em parceria com a Mude (Mobiliários Urbanos Desportivos), empresa de wellness que oferecerá aulas – presenciais e online – de forma gratuita. De acordo com Thiago Souto, gerente do Instituto Mude de Bem-Estar, a previsão é que a reabertura ocorra logo após o término dos Jogos Olímpicos parisienses e, consequentemente, do festival, em agosto de 2024.
O que garantirá a permanência dos itens de ginástica expostos ao ar livre no Villa-Lobos será a tecnologia aplicada na confecção deles. “Além de os nossos equipamentos serem feitos de aço inoxidável, as manutenções periódicas estarão dentro do nosso cronograma, tornando-os quase inquebráveis”, garante.
Trata-se de aparelhos de supino, remada articulada, pulley, leg press, cadeira extensora, banco rosca scott, cadeira para panturrilha e halteres. E tudo isso com a supervisão de instrutores. De acordo com Souto, a sala de musculação só funcionará com a presença de um professor.
Além do Villa-Lobos, a Mude também está presente, com aulas totalmente gratuitas, no parque das Bicicletas, na zona sul, próximo à estação de metrô AACD-Servidor. Lá, as aulas de musculação já estão em andamento e acontecem de segunda-feira a domingo – em diversos horários. O agendamento das aulas é feito pelo app da Mude.
É possível também agendar outros tipos de aulas gratuitas, como yoga e FitDance, no parque das Bicicletas, bem como aulas de yoga no parque do Ibirapuera. Não há limite de uso, nem mesmo diário, podendo o usuário fazer musculação no período da manhã e yoga no fim da tarde, por exemplo. “O professor supervisiona, monta o treino, faz a passagem da série e acompanha a utilização dos equipamentos”, afirma o gerente da Mude.
A Mobiliários Urbanos Desportivos arca com os custos de instalação e manutenção dos aparelhos – além da programação das aulas. Em contrapartida, pode explorar comercialmente os espaços com a inserção de comunicação das empresas parceiras. As atividades gratuitas ofertadas levam o nome de um patrocinador, como a “musculação YoPRO Parque das Bicicletas”, das bebidas proteicas da Danone, e a “yoga Powerade Parque das Bicicletas”, das bebidas isotônicas da Coca-Cola.
Mude pelo Brasil
A empresa, que nasceu no Rio de Janeiro, conta com pontos de atividades na capital fluminense. Em um deles, exclusivo para o universo da corrida de rua, já houve diversos treinões. As aulas gratuitas também podem ser agendadas em cidades como Brasília, Florianópolis e Salvador. Por ora, não há previsão de treinos gratuitos de corrida de rua para São Paulo.
A Mude ainda tem uma galeria com diversas aulas online no app; algumas são inclusive para treinos nas estações de exercícios físicos próprias espalhadas em diversos pontos das cidades, como parques, praças e orlas marítimas.
O parque Villa-Lobos ainda receberá no segundo semestre de 2024 diversas corridas temáticas, como a inédita Harry Potter Fun Run e, ainda, Barbie Run, Corrida do Bob Esponja e Os Smurfs Run.
Leia mais:
Atletas amadores correm na Maratona Para Todos, durante os Jogos Olímpicos de Paris-24