ASICS Sonicblast é tênis para treinos variados que ‘se garante’ em calçadas

Andrei acelera com ASICS Sonicblast na pista de atletismo do Pacaembu (Diogo Brum/Divulgação)
Pode o ASICS Sonicblast ser um tênis com o qual contar em treinos longos de corrida? Foi com esse objetivo que, na manhã de 21 de outubro de 2025, o escolhi para minha tradicional sessão de 21,1 km semanal. Já havia usado o novo modelo nos 100 metros de um revezamento 4×100 metros, formando time com outros comunicadores, na pista de atletismo da Mercado Livre Arena Pacaembu, quando do lançamento do produto. Sabia, então, como se saía em velocidade mais alta, mas e em ritmo de longão?
A própria ASICS apresentou o Sonicblast desta forma: “Foi desenvolvido para treinos intensos e provas curtas, combinando a espuma FF Turbo Squared com FF Blast Max e a placa Astroplate [plástica, de Pebax, e não de carbono], que favorece a resposta rápida e eficiente a cada passada”.
Como bom apreciador do ASICS Novablast – cuja terceira e quarta edições me acompanharam por centenas de quilômetros de treinos –, fiquei curioso ao tomar conhecimento do ASICS Sonicblast – o Megablast também foi lançado no mesmo evento.

Andrei experimenta (e grava) o ASICS Sonicblast na pista de atletismo do Pacaembu (Esportividade)
Ao calçar o ASICS Sonicblast na Mercado Livre Arena Pacaembu, notei o conforto, um dos pontos fortes dos modelos da marca japonesa. Optei por um número maior que o meu usual, o que não seria, na verdade, necessário, mas preferi assim. Quanto ao peso, são 256 gramas no tamanho 41 (no meu 43, cerca de 294).
O treino feito em 21/10/2025 foi misto: uma parte dele no parque da Aclimação; outra, a caminho do Ibirapuera; a última, no Ibirapuera. Embora, de acordo com a ASICS, tenha o propósito de funcionar melhor em treinos intervalados, atendeu muito bem às expectativas em calçadas e pisos irregulares: a estabilidade destacou-se, e a placa Astroplate, incorporada à entressola, exerce mais essa função que a de retorno de energia.
O que senti foi o mesmo prazer de correr que sentia com o ASICS Novablast – e um bom nível de amortecimento, mas sem ser macio demais. Com o ASICS Sonicblast, a marca japonesa permite que o corredor tenha vários momentos de treino, inclusive correndo em calçadas, sem se preocupar se o tênis vai dar “conta do recado”. Dessa maneira, pode usá-lo, é claro, também em provas, mas não o considero super-rápido.