Apoiar corredoras do Circuito Popular no centro também faz bem ao espectador
Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.
Resultados: clique aqui e veja o seu.
Não é tradição no Brasil ir a eventos de corrida de rua simplesmente para apoiar os participantes. Uma das exceções é a Corrida Internacional de São Silvestre; em 31 de dezembro de cada ano, milhares de pessoas saem às ruas de São Paulo para acompanhar a prova de 15 km, especialmente no trecho da avenida Brigadeiro Luís Antônio. O fato de a etapa do centro histórico do Circuito Popular, realizada dois dias após o Dia Internacional da Mulher, ter tido participação exclusiva de mulheres me colocou na condição de espectador, e a experiência foi surpreendente: fez bem também a mim.
Assista ao vídeo curto da oitava etapa do Circuito Popular:
Ver essa foto no Instagram
No viaduto do Chá, onde foi montado o pórtico de largada e chegada, não vi o tempo passar. O intervalo entre a largada dos 5 km e a chegada da vencedora, Daline Silvestre, foi de somente 21 minutos. Enquanto aguardava a passagem das corredoras, conversei com o namorado de uma delas, e ele me contou que a namorada foi quem o fez começar a correr – há menos de um ano. Ainda estávamos conversando quando notamos que já deveríamos nos posicionar para a chegada das primeiras colocadas. Naquela hora, a correria foi nossa.
Aos poucos, aumentava o número de corredoras que completavam os 5 km. Foi quando decidi ir ao trecho mais duro do percurso, a subida da rua Líbero Badaró, no quilômetro final, uma vez que percebi que dar uma força às participantes ali era mais importante que nos últimos metros. Por ser também um corredor amador, sei o quanto um grito de incentivo é poderoso.
Quando alguém vai a um estádio para torcer por um time, pode sair decepcionado de lá, é claro. Quando alguém vai a uma corrida na condição de torcedor – neste caso, de todas as participantes –, volta para casa mais leve, feliz por ter contribuído um pouquinho para a corrida de cada uma. Essa é uma enorme diferença.
Retornando ao viaduto do Chá, vi idosas completarem a prova com a mesma alegria de jovens – e vice-versa. E dezenas de corredoras, ao finalizarem sua participação, fizeram questão de assistir à chegada de colegas, torcendo por elas. Finalizada a prova adulta, começaram as baterias infantis, e destas meninos também puderam participar.
A nona etapa desta temporada 2023/2024, a ser realizada em Itaquera, será de 21 km (meia maratona) no dia 17 de março. As inscrições gratuitas serão abertas assim que esta terça-feira (12) começar.
Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)
O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.