Acordar antes de o sol nascer para disputar corrida será regra em 2017
Quem participará de corridas de rua na cidade de São Paulo em 2017 deverá estar ciente de que, a menos que more perto do local de realização do evento, terá de acordar sem o sol ainda ter nascido. O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, José de Lorenzo Messina, regulamentou os eventos do ano que vem por intermédio de uma portaria publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2016. No ano que vem, as largadas só poderão ser dadas no máximo às 7h. Para eventos noturnos em fins de semana e feriados, não poderão acontecer antes das 20h.
Calendário de eventos de 2017 será publicado em dezembro de 2016, razão pela qual terão preferência na escolha de datas e locais as solicitações que forem apresentadas até o dia 30 de setembro de 2016, ficando a critério da secretaria receber ou deferir pedidos apresentados posteriormente a essa data. A partir de 2 de janeiro de 2017, poderá haver solicitação de novas datas com antecedência de 90 dias.
Havendo aprovação, o pleiteante deverá recolher o preço público em vigor, e esse dinheiro vai para o Fundo Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Se o recolhimento não for realizado no prazo concedido, a reserva da data será cancelada.
Somente poderão ser dispensados do pagamento de preço público as pessoas jurídicas de direito público interno e seus órgãos de administração indireta; as entidades sem fins lucrativos só quando no desenvolvimento de atividades esportivas de caráter amador ou recreativas para idosos a partir dos 65 anos ou para deficientes; e as entidades promotoras de eventos integrantes do calendário de corridas e passeios ciclísticos da secretaria.
Nas manhãs dos fins de semana e feriados, as vias públicas terão de ser liberadas no máximo até as 11h. Essas regras de horários só dizem respeito a eventos em ruas e em avenidas. A SP Run, que é totalmente realizada nas dependências do shopping SP Market, por exemplo, não tem de segui-las.
Vamos ver se a Globo vai deixar a Maratona de SP cumprir a regra…