São Paulo - região metropolitana
Diário de Ferro 18/09/2013

A importância das metas no treinamento

Por João Ricardo Cozac

mpao2012

Você quer se tornar um corredor de ponta da noite para o dia? Pretende diminuir seu tempo naquela maratona preferida? Então se prepare para um planejamento detalhado de objetivos. Caso contrário, é melhor esquecer. O processo não é assim tão simples e rápido. Exige motivação, treino, persistência, evolução e acompanhamento periódico de um plano de metas previamente estabelecido também pelos profissionais que o acompanham.

Muitos costumam definir uma meta como um objetivo, um padrão, um alvo de alguma ação, um nível de desempenho ou capacidade de realização física. Essas metas podem ser subjetivas – entendidas como declarações de intenção (por exemplo “Quero atuar bem” ou “Quero diminuir meu tempo de corrida”) ou objetivas – aquelas voltadas a atingir um padrão específico de competência em uma determinada tarefa, geralmente dentro de um tempo previamente analisado e traçado (por exemplo “Quero correr dez quilômetros e uma hora”).

O estabelecimento de metas é uma técnica extremamente poderosa para melhorar o desempenho e deve ser implementada correta e adequadamente por todos os responsáveis pelo monitoramento da evolução do atleta.

Fato comum no esporte competitivo e de recreação, as metas de resultado costumam ser as protagonistas no treinamento esportivo. No entanto, a maioria dos atletas se esquece de que, para atingir um resultado desejado, é necessário, antes de tudo, traçar metas de desempenho e de processo (ações que um atleta deve praticar durante sua performance para que tenha uma boa atuação ou execução de movimentos). Se um maratonista deseja diminuir o tempo de percurso de uma prova em dois minutos, será necessário um plano de metas de desempenho e processo para que o resultado atingido seja aquele pretendido. Quanto tempo de treino será preciso para atingir essa meta? O que será priorizado nesse treinamento? Quais fatores relacionados ao treinamento esportivo deverão ser aprimorados para a conclusão da meta?

As metas dirigem a atenção a elementos importantes da habilidade a ser realizada, mobilizam o esforço do realizador, prolongam a resistência e favorecem o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem.

Inúmeros princípios básicos de estabelecimento de metas podem ser identificados a partir de pesquisas e práticas com atletas de diversas modalidades. A aplicação correta desses princípios oferece uma base forte para a criação de um programa adequado e efetivo de metas. Alguns pontos devem ser compreendidos e, em alguns casos, desenvolvidos dentro da disciplina do treinamento:

1. Estabeleça metas específicas.
2. Estabeleça metas moderadamente difíceis, mas realistas.
3. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos.
4. Estabeleça metas de processo e desempenho, bem como de resultado.
5. Estabeleça metas de treinos e competições.
6. Registre as metas.
7. Desenvolva estratégias para atingir as metas.
8. Considere os traços de perfil psicológico dos atletas e/ou da equipe.
9. Mantenha um compromisso firme com as metas.
10. O estabelecimento de metas não é uma ciência perfeita. Portanto, faça reavaliações periódicas das metas com seu técnico, preparador físico e psicólogo do esporte.

Vale ressaltar que as metas, quando atingidas, convidam a desafios maiores, tendo como referência o desempenho e a superação dos atletas e não apenas o atendimento às expectativas externas (pais, amigos e profissionais da comissão técnica). Afinal, a autorrealização é um dos pilares motivacionais mais importante nos degraus das necessidades humanas.

Sobre João Ricardo Cozac

Psicólogo do esporte, presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte, vice-presidente da Sociedade Brasileira da Psicologia do Esporte. Membro acadêmico da Academia Brasileira de Marketing Esportivo e do Laboratório de Psicossociologia do Esporte da USP. Atua na área há 20 anos, atende atletas de diversas modalidades e categorias e é professor responsável pelo curso de Psicologia do Esporte na Associação Paulista da Psicologia do Esporte.

Sobre o blog Diário de Ferro

O Diário de Ferro (diariodeferro.com) é um espaço inteligente e criativo para todos os amantes do esporte. Com diversos colunistas em várias áreas, são desenvolvidos debates, discussões e troca de experiências dentro do mundo esportivo. Além disso, acompanhe nossos diários e fique por dentro da forma como pessoas diferentes se relacionam com o esporte, sejam atletas ou entusiastas. Semanalmente o Esportividade publica textos do Diário de Ferro como este que você acabou de ler.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.