‘Par’ ou ‘ímpar’ na 100ª São Silvestre: novo procedimento de largada é adotado

Largada da São Silvestre de 2021 autorizada (Esportividade)
Um novo procedimento de largada será adotado na Corrida Internacional de São Silvestre de 2025, na centésima edição, a mesma do aniversário de 100 anos da prova, em 31 de dezembro de 2025, quarta-feira. Haverá a liberação de um lado da avenida Paulista por vez, isto é, em um momento o “par”; em outro, o “ímpar”. A intenção dos organizadores (Fundação Cásper Líbero e Vega Sports) é que se evite um afunilamento na entrada do túnel José Roberto Fanganiello Melhem.
Em anos anteriores, como corredores largavam nos dois sentidos da avenida Paulista simultaneamente, ao chegarem à entrada do túnel – com quatro pistas, e não mais oito –, eram obrigados a caminhar.
Agora, em 2025, vão chegar a essa parte muito mais compactos, contribuindo para uma melhor fluidez do trecho inicial. A Vienna City Marathon, na Áustria, é uma das grandes provas internacionais em que existe essa divisão de largada por sentido da via, e o Esportividade já a cobriu (e correu) “in loco” em 2024.

Túnel pós-Paulista, momento de vibração na São Silvestre-2022 (Esportividade)
Segundo Marcos Yano, CEO da Vega Sports, haverá seis grandes largadas distintas, em ondas, do pelotão geral, uma vez que cada uma das três ondas gerais (separadas por cores) estará dividida entre “par” e “ímpar” (numeração da avenida, e não do participante). Em entrevista ao CapriRun, podcast do jornalista Ricardo Capriotti, o organizador disse que os horários de partida de cinco dos seis grupos não são preestabelecidos, pois dependerão da fluidez do anterior. A largada do pelotão premium está prevista para as 8h08; a do primeiro geral, para as 8h10. O tempo de um atleta só começará a ser registrado quando ele passar pelo pórtico.
No protocolo de inscrição, disponível após login no site Ticket Sports, o participante consegue saber seu pelotão e se está no “par” ou no “ímpar”.
Ao todo, 55 mil pessoas estarão inscritas na centésima edição da São Silvestre. O verbo no futuro é proposital: as vagas ainda são preenchidas. Já foi liberada a sexta chamada pós-sorteio de vagas, na qual mais 261 pessoas foram contempladas. Faltam agora só algumas dezenas para o preenchimento total. A maior parte das inscrições foi efetuada no dia 25 de setembro de 2025, quando em menos de seis horas a venda direta foi concluída (gerando muitas reclamações).

Todos os itens dos kits da 100ª São Silvestre (FCL/Vega/Divulgação)
A entrega de kits se dará no parque do Ibirapuera, na zona sul, pelo segundo ano seguido. Em 2025, no entanto, em um ponto diferente: no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra). Os kits serão retirados nos dias 27, 28, 29 de dezembro, das 9h às 20h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às 18h, não havendo entrega no dia 31, quarta-feira do evento.
A centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre será uma prova de 15 km em 31 de dezembro de 2025, quando completará cem anos, na região central de São Paulo, com largadas em ondas dos corredores amadores a partir das 8h08 na altura do número 2.000 da avenida Paulista e chegada no número 900 da mesma via.
Prepare-se para a São Silvestre com período GRATUITO:
14 dias grátis: garanta treinos, de corrida a Pilates, com um ‘click’ com ClassPass