Exercícios físicos em cada fase da vida da mulher: quais são os ideais
Que os exercícios são muito importantes para a nossa saúde e o nosso corpo nós já sabemos, certo? Mas o que eu quero ressaltar são os exercícios para cada fase da vida das mulheres. Ao longo dos anos o nosso metabolismo vai desacelerando e com isso os cuidados devem sim aumentar. E não falo somente da estética, mas também da prevenção de doenças e da manutenção da massa muscular.
A partir dos 35 anos, as mulheres perdem cerca de 340 g de massa magra por ano, e a única forma de retardar essa perda é fazendo exercícios físicos e tendo uma alimentação saudável.
As mulheres são conhecidas por se preocuparem com a vaidade e a beleza, mas esses cuidados vão muito além de cremes ou maquiagens. A cada dia elas se importam mais com a saúde e o bem-estar. Hoje não basta estar bonita: tem de ser saudável.
Para alcançar esses objetivos elas recorrem cada vez mais às academias, fazem aulas diversas, praticam corrida e muita musculação. Mas as escolhas dos exercícios devem levar em consideração mais do que a vaidade feminina: existe sim uma atividade física ideal para cada fase da vida das mulheres. Mas quais são os exercícios ideais para cada idade?
Aos 20 anos, o corpo está muito próximo do ideal e os resultados são muito rápidos. Essa é a fase para desenvolver os músculos e abusar das práticas aeróbicas. As mulheres devem escolher as atividades de sua preferência, tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou aulas aeróbicas. Atenção especial ao glúteo, exercícios localizados pelo menos três vezes por semana.
Com a chegada aos 30 anos, o corpo passa a demonstrar uma diminuição da flexibilidade, por isso devem-se aumentar os exercícios de alongamento. As mulheres podem continuar com as práticas aeróbicas, mas devem começar a aumentar a musculação para garantir um corpo firme, e nessa fase a atenção especial deve ser ao abdômen.
Aos 40 anos os cuidados devem ser para fortalecer os ossos. A grande maioria das mulheres passa a enfrentar as consequências da menopausa, que facilita o aparecimento da osteoporose. É importante valorizar os exercícios que exijam mais força, pois auxiliaram na melhora da absorção do cálcio pelo organismo.
Aos 50 anos, as mulheres não podem desanimar do exercício muscular e devem aliar os cuidados com a coordenação motora. Exercícios com menos impacto, como a hidroginástica, são essenciais, mas não devem parar com a musculação. Nessa fase as mulheres também devem dar atenção aos exercícios aeróbicos, pois com o metabolismo desacelerado a tendência é acumular cada vez mais gordura.
Na terceira idade é fundamental que os exercícios sejam diários; é bom deixar a musculatura forte para proteger os ossos e evitar os exercícios de impacto. Mas a intensidade deles deve ser leve, com foco na proteção dos ossos e na coordenação motora. Ter uma vida saudável na melhor idade é fundamental para a mulher ter qualidade de vida e independência.
No entanto, em qualquer idade, a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres. Mas independentemente da faixa etária é fundamental o acompanhamento de um profissional especializado e estar sempre em dia com os exames médicos. Por isso é tão importante que antes dos exercícios os alunos façam uma avaliação médica; isso vai garantir segurança e um bom resultado.
Leia também:
Mulheres na fase dos 30 devem dar prioridade aos exercícios com carga
Aos 40, mulheres devem priorizar o bem-estar e a manutenção óssea
Sobre Milena Nogueira
É educadora física, trabalha como personal trainer e figura no rol das profissionais da saúde mais requisitadas da área. Confira aqui no Esportividade dicas e explicações sobre atividade física e escreva para ela: [email protected] e www.milenanogueira.com.br