Concessionária assina termo para Pacaembu receber provas de atletismo
Imagine ir ao estádio do Pacaembu, na região central de São Paulo, para assistir a provas de pista de atletismo. Até pouco tempo atrás – mais exatamente, até o começo de 2020 –, era impossível pensar nisso devido à (então) falta de estrutura, mas a partir de 2024 será plenamente possível. A Allegra Pacaembu e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) assinaram um termo de intenções que prevê o uso da pista de atletismo do Paulo Machado de Carvalho, que, ao fim da maior reforma de sua história, será reinaugurado em janeiro de 2024.
“Queremos que o Pacaembu seja plural e a casa de diversas modalidades”, disse Eduardo Barella, CEO da concessionária Allegra Pacaembu. “Somos a primeira confederação a assinar um termo de intenções com a Allegra Pacaembu, e isso nos orgulha muito. Nossos atletas poderão ter acesso ao equipamento, e realizaremos eventos e treinos no local”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, após as obras, o Pacaembu contará com uma pista de atletismo em volta do campo de futebol, e “a ideia é receber competições de pista, como provas de meio-fundo e fundo, desafios de velocidade, entre outras atividades”.
Como estão as obras
Um edifício multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel – em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group e a Dakia U-Ventures. O hospital Albert Einstein também ocupará o espaço com um centro de medicina esportiva.
O edifício terá, ainda, um centro de eventos e convenções para até 8.500 pessoas e um amplo estacionamento em seu subsolo. A nova edificação contará também com um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação e uma unidade da Galleria Continua. Haverá restaurantes, cafés, bares, lojas e escritórios. E uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua.
As arquibancadas Leste e Oeste serão reconstruídas. Abrigarão camarotes, “arena” de eSports, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários e áreas de alimentação.