10 fatos sobre a Maratona de Frankfurt dificilmente encontrados no Brasil
Ao participar da Maratona de Frankfurt, na Alemanha, na Europa, o corredor amador brasileiro sente-se acolhido pela torcida e pelos colegas de prova. Não são escassos os momentos em que se recebe o apoio dos alemães, especialmente quando percebem o cansaço de um participante. Alguns espectadores arriscam-se até a gritar o nome do atleta, uma vez que está impresso no número de peito. Não importa a pronúncia: o que vale é a intenção. Frieza alemã? Não na 40ª edição do evento, realizada em 29 de outubro de 2023. Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
O corredor do Brasil, no entanto, nota algumas diferenças em relação a eventos de corrida brasileiros, e algumas características da Mainova Frankfurt Marathon praticamente não são encontradas em provas do país sul-americano. O jornalista Andrei Spinassé, editor do Esportividade, completou os 42,195 km – em 3h43min52s – em um dos grandes centros financeiros europeus e diz agora o que é diferente.
1. Horário de largada
Por causa da temperatura mais baixa – de cerca de 13ºC em 2023 – no outono, é possível que a largada seja autorizada às 10h. Além disso, o departamento local de trânsito permite que vias públicas fiquem interditadas até o meio da tarde, o que não acontece em São Paulo, por exemplo. Quando se entra na área de partida, percebe-se outro fato: poucos participantes com a camiseta do evento, em geral considerada pelos europeus mais uma recordação da prova que um material de corrida para o dia.
2. Pelotão compacto
A grande maioria dos atletas respeita os pelotões nos quais foram posicionados, e desde os primeiros metros você já corre ao lado de participantes com ritmo de prova similar ao seu. Os pacemakers (ou pacers) conduzem centenas de atletas ao tempo final desejado. Em maratonas brasileiras, a falta de respeito aos pelotões gera um começo de corrida não fluído, com a necessidade de ultrapassagens. Estar em um grupo compacto pode fazer grande diferença para correr melhor, sem quebras de ritmo. Acompanhei o das 3h29min nos dez primeiros quilômetros.
3. Blue line
A linha azul marca o traçado dos 42,195 km de prova. Principalmente nas curvas, o corredor é aconselhado a, sempre que possível, segui-la; caso contrário, percorrerá uma distância maior.
4. Torcida nas ruas
Poucas provas no Brasil são vistas por um número expressivo de espectadores “in loco”. A mais tradicional do país, a Corrida de São Silvestre, existente desde 1925, é uma exceção. Na Maratona de Frankfurt de 2023, milhares de alemães e torcedores de outras nacionalidades acompanharam de perto o evento. Mesmo em um domingo chuvoso! Leia mais em: Maratona de Frankfurt, na Alemanha, traz sentimento de correr em casa.
5. Maratona de revezamento
O “skyline” de Frankfurt – edifícios da cidade que se veem no horizonte – é contemplado não só por quem participa individualmente do evento. Dentro dele, simultaneamente, há ainda uma maratona de revezamento. As distâncias não são as mesmas para cada integrante do time: o primeiro corredor completa cerca de 12,9 km; o segundo, 6,1 km; o terceiro, 9,5 km; o quarto e último, 13,5 km. “Miniarenas” são montadas em cada área de revezamento para recepção e dispersão dos componentes dos quartetos.
6. Relógio mostrando tempo parcial
De 5 km em 5 km e nos 21,097 km, são posicionados, ao lado do tapete de cronometragem, relógios que mostram o tempo decorrido de prova. Os participantes podem, assim, ter noção do seu tempo parcial ao fazer um cálculo mental, descontando o tempo gasto da largada da elite até o momento em que sua própria corrida efetivamente começou.
7. Chegada indoor
Apesar de a prova ser realizada ao ar livre, os últimos metros dela são cobertos, no Festhalle Frankfurt, onde costumam acontecer grandes shows musicais. Está localizado no Messe Frankfurt, diante do qual é montado o pórtico de largada e dentro do qual os kits são retirados (Marathonmall) e, ao fim da prova, são devolvidos os chips de cronometragem. O Messe Frankfurt é, portanto, a base do evento. Uma estação de metrô, Festhalle/Messe, fica a poucos metros de lá.
8. Corrida gratuita pré-maratona
@esportividade♬ som original – Esportividade
No sábado, a atividade que abre a Mainova Frankfurt Marathon é a Brezel Run, para a qual não há necessidade de inscrição. Mesmo não inscritos na prova de domingo podem participar dos 7 km – distância de 2023 –, recebendo medalha, brezel (pão salgado tradicional alemão) e bebidas ao fim do percurso. Não há cronometragem nem pódio.
Crianças correm 420 metros (Struwwelpeter-Lauf) também na manhã de sábado (inscrições grátis). No domingo, crianças e adolescentes (de 8 a 17 anos) participam da minimaratona (inscrições a 10 euros).
9. Um show informativo
Ver essa foto no Instagram
O site oficial da Mainova Frankfurt Marathon é uma grande fonte de informações sobre a edição atual e a história do evento – ano a ano. Quando da entrega de kits, os participantes de 2023 receberam um jornal e uma revista a respeito da maratona. E no Messe Frankfurt havia um espaço que contava, por meio de textos e imagens, os acontecimentos das 39 edições anteriores.
A cultura da “foto de corrida”, porém, é menor na Europa que no Brasil, onde há centenas de fotógrafos registrando os maratonistas em ação. Em provas europeias, o número de profissionais da fotografia que vão ao evento é muito menor.
10. Acompanhamento em tempo real
Por meio do aplicativo da Maratona de Frankfurt, os parentes e os amigos dos participantes podem ficar atualizados, de 5 km em 5 km, do desempenho dos corredores. No Brasil, esse tipo de acompanhamento está em fase de testes ainda.
Como mostra a foto acima, os próprios participantes puderam se ver durante a prova em um telão instalado pela organização do evento.
Assista a um vídeo com um resumo da participação brasileira na Mainova Frankfurt Marathon:
@esportividade #corrida #corridaderua #corredor #maratonista #esporte #run #maratonadefrankfurt ♬ Mas Que Nada – Sergio Mendes
As inscrições para a Maratona de Frankfurt de 2024, a ser realizada em 27 de outubro de 2024, já estão abertas (clique aqui) e custam 99 euros no primeiro lote. Há voos diretos para a cidade alemã que saem do GRU Airport (Cumbica), em Guarulhos, São Paulo, em aviões de LATAM e Lufthansa, e do Galeão, no Rio de Janeiro, em aeronaves da Lufthansa.
A cobertura da Maratona de Frankfurt, na Alemanha, feita pelo Esportividade contou com o apoio de motion events, Velocità e ClassPass.
Cobertura top, amei.
Parabéns a todos da equipe do Esportividade!!!