Visitado por 1,418 milhão de pessoas, guia Esportividade completa três anos
O site mais útil para o fã de esporte da região metropolitana de São Paulo, o Esportividade, completa três anos neste sábado, 23 de abril de 2016. Nesses 36 meses de existência, o guia esportivo da cidade recebeu 1,418 milhão de visitantes únicos, o que representa média mensal de 39,3 mil. Visitas superam 1,747 milhão — média de 48,5 mil mensais. E 2,98 milhões de páginas foram vistas nesses três anos.
A cidade de São Paulo, com quase 12 milhões de habitantes, segundo uma estimativa do IBGE para 2015, é a origem de cerca de 60% dos acessos do Esportividade. É possível dizer que sete a cada cem paulistanos já se beneficiaram das informações do guia esportivo.
O fundador e editor do Esportividade, o jornalista Andrei Spinassé, diz que o que o faz ser tão útil para os paulistas é o fato de considerar o esporte uma verdadeira alternativa para as horas livres do morador ou do visitante dessa região — nas arquibancadas ou em quadras, campos, pistas etc: “O que diferencia o Esportividade de um site noticioso comum é a oferta de uma programação esportiva separada por data, modalidade e localidade. O poder de escolha está todo nas mãos do usuário. Ele quem escolhe o que quer ver, quando e onde praticar. A segmentação geográfica (região metropolitana de São Paulo) permite um aprofundamento do calendário”.
Corridas de rua são o carro-chefe do guia esportivo. “Um dos eventos mais procurados é a Disney Magic Run, cuja edição paulistana de 2016 nem sequer aconteceu e a página dela no Esportividade, que é um conteúdo jornalístico, já recebeu mais 11,5 mil acessos. “As pessoas nos solicitam no campo de comentários, espontaneamente, o envio por e-mail de data de abertura de inscrições [ainda não iniciadas], o que mostra que o serviço prestado pelo Esportividade é realmente essencial para elas. Elas se baseiam no que encontram no site para se programar, inclusive financeiramente.”
A equipe de reportagem do Esportividade vai aos eventos esportivos para relatar como foram sob a perspectiva do espectador ou a do praticante. No ano passado, por exemplo, Andrei participou de mais de 20 corridas de rua para poder contar a experiência aos leitores. Nas reportagens, o mais importante era o evento em si — não o desempenho do repórter.
Uma evolução natural do Esportividade é o lançamento, previsto para o segundo semestre, de um clube informativo e de vantagens que facilitará ainda mais a vida esportiva dos moradores da região metropolitana de São Paulo. O Esportividade agradece ao seu público, sem o qual nada disso seria possível. Muito esporte a todos nós!