Virada Esportiva vai marcar reabertura do clube Tietê à população paulistana
A 8ª edição da Virada Esportiva será também um marco para um dos locais mais importantes para o esporte de São Paulo. Em 20 de setembro, dia de abertura do evento anual, será o de reabertura do clube Tietê, agora como municipal e aberto à comunidade. A própria cerimônia de início da Virada Esportiva de 2014, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, será no Tietê, que neste momento ainda passa por obras de readequação.
- História futebolística ignorada pela administração municipal:
Prefeitura ignora parte importante da história de Corinthians e São Paulo
Aquele terreno, que tem em um lado a avenida Santos Dumont e em outro a marginal do Tietê, já no centro de São Paulo, foi fundamental no começo do século XX para as regatas e para o futebol. Lá ficava a Chácara da Floresta, estádio onde vários jogos importantes aconteceram e que foi primeira casa do São Paulo Futebol Clube de 1930 a 1935. O estádio da Ponte Grande, ali ao lado, foi o primeiro próprio do Corinthians a partir de 1918. Mas em 1926 o time comprou o terreno do Parque São Jorge e começou a mudança para lá.
Foram atletas do Clube de Regatas Tietê, que incorporou toda aquela área na metade dos anos 1930, duas das maiores esportistas brasileiras de todos os tempos: a nadadora Maria Lenk, que começou a nadar ali naquele rio, e a tenista Maria Esther Bueno, que frequentava o clube com os seus pais desde muito pequena e que lá pegou uma raquete pela primeira vez aos três anos. Ambas ainda são os maiores nomes femininos das respectivas modalidades no Brasil.
Fundando em 1907, o Clube de Regatas Tietê situava-se até novembro de 2012 em área concedida pela prefeitura por meio de contrato de comodato, mas a administração municipal optou em 2009 por não o renovar. O Tietê, segundo Lauro de Melo Carvalho, último presidente, em entrevista à rádio Jovem Pan AM, tinha dívidas de R$ 25 milhões.
A Prefeitura de São Paulo reforma a área, que será de utilização livre da população como local de esporte, lazer e cultura. Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, três secretarias compartilharão o uso do Centro Esportivo e de Lazer Tietê: de Esportes, Lazer e Recreação, do Verde e Meio Ambiente e de Cultura. A ideia é que haja até transmissão de jogos em um telão. Piscinas foram aterradas.
Já está marcada a primeira competição para 20 de setembro, sábado de Virada Esportiva, no Tietê: a etapa decisiva do Torneio SP 3×3 de basquete.
Meu Deus, Socorro, não temos memória o que é isto minha gente,do meu lado, nos anos 1976, treinava o Ayrton Senna, que foi la que comecamos uma grande amizade , inclusive tenho as fotos ea máquina que registrou estas fotos, e uma Olympus trip 35, que ganhei de minga finada mãe, ótimos tempos, que saudades,abcs.