Vida Corrida: projeto celebra 25 anos de inclusão social por meio do esporte
Em um mundo com cada vez mais influencers, compartilhando suas rotinas – muitas vezes nem um pouco acessíveis para a maioria de seus seguidores –, é raro encontrar pessoas que nos inspiram sem querer nada em troca, nem mesmo um like. Neide Santos é uma dessas pessoas, e o projeto dela, o Vida Corrida, que em 2024 completa 25 anos, vem transformando a vida de milhares de pessoas por meio do esporte.
Com sede no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, a ONG já atendeu mais de 5 mil pessoas; só neste ano de 2024, 400 crianças e adolescentes, além de 400 mulheres, participam de forma regular das atividades. Existem aulas totalmente gratuitas de iniciação esportiva, treinamento funcional, estudo de idiomas, oficina de tecnologia e orientação vocacional.
Tudo isso começou quando, após a perda do marido e do filho mais velho de forma atroz, Neide encontrou forças para se recuperar e, durante a jornada, ajudar também crianças, jovens e mulheres adultas a se encontrar por meio do esporte.
Em uma entrevista dada à revista Trip, em razão da homenagem pelo prêmio Trip Transformadores 20/21 que o projeto recebeu, Neide contou que a corrida deu a ela esperança de um mundo melhor, como acontece com muitos atletas periféricos.
O evento comemorativo aconteceu em 11 de outubro de 2024, sexta-feira, na sede do projeto Vida Corrida e reforçou a Nike como apoiadora dele há 15 anos. O dia começou com um treino funcional para mulheres, seguido pela presença de três gerações de uma família no palco durante o cerimonial. Jogos recreativos, mural de grafite e ampliação da pista de corrida pintada na rua — que destacou os principais marcos da história da ONG a cada 10 metros — foram alguns dos destaques do dia. Os medalhistas paraolímpicos Júlio Cesar Agripino e Veronica Hipólito e a atleta do salto em distância Vanessa Sena compareceram ao evento.
Leia também:
14 dias grátis e 30 créditos para usar em studios e academias com ClassPass