VEJA, marca de tênis franco-brasileira, faz treinos grátis mensais de corrida em SP

Corredores amadores durante treino da VEJA na av. Paulista (Renan Bossi/VEJA)
A inauguração da primeira loja física da VEJA no Brasil, localizada na rua Oscar Freire, 565, permitiu à marca franco-brasileira oferecer aos corredores amadores treinos gratuitos de corrida mensais do VEJA Shift Run – assim como ocorre em outros países. A série de eventos faz com que os esportistas conheçam-na e testem, durante os cerca de 5 km da atividade, o VEJA Condor 3 e o Condor 3 Advanced.

Participantes em frente à loja da VEJA na Oscar Freire (Renan Bossi/VEJA)
Os treinos podem acontecer tanto na manhã de um sábado quanto no começo da noite de um dia útil (“happy hour”). Os dois primeiros foram assim: no inaugural, em 16 de julho de 2025, os participantes foram em direção ao monumento às Bandeiras, em frente ao parque do Ibirapuera, e retornaram à loja; no seguinte, em 9 de agosto de 2025, chegaram à avenida Paulista e, depois de alguns quarteirões, seguiram caminho que os levou ao ponto inicial.

Participantes de treino da VEJA na avenida Paulista (Renan Bossi/VEJA)
Os participantes são guiados por professores da EQPerformance, que coordenam toda a ação. Não se trata de competição: cada um corre no seu ritmo, e ninguém fica para trás.

VEJA Condor 3, tênis de corrida da marca franco-brasileira (Renan Bossi/VEJA)
Outros parceiros da VEJA são a Maurten, marca de hidrogéis que é considerada uma das melhores do mundo (talvez a melhor) e que tem o queniano Eliud Kipchoge como embaixador, e a Bad Running, cuja pop-up store funciona dentro da loja da VEJA por um mês com peças de vestuário da nova coleção.

Comidinhas pós-treino da VEJA (Renan Bossi/VEJA)
Ao fim do treino, os corredores podem comer e beber à vontade, e várias delícias, como cinnamon roll (rolinho de canela), ficam à disposição deles. A VEJA, então, oferece mais que um treino de corrida: proporciona bater papo, em clima descontraído, provando comidinhas.

Na avenida Paulista, treino da VEJA (Renan Bossi/VEJA)
As inscrições para os treinos da VEJA são gratuitas e abertas alguns dias antes de cada evento. O grupo da marca no aplicativo Strava (clique aqui), o VEJA Running Club, deixa os corredores a par dos próximos encontros, e o site Eventbrite tem sido usado para a confirmação de presença. Os canais do Esportividade no WhatsApp (clique aqui) e no Telegram (clique aqui) também dão informações a respeito das aberturas de vagas.

Loja da VEJA na Oscar Freire, em São Paulo (Esportividade)
Fundada por uma dupla de franceses, a VEJA (que se chamava VERT aqui até 2024) é uma marca de tênis, especialmente casuais, com uma forte ligação com o Brasil, onde existe uma fábrica da empresa, que fica no vale do Sinos (RS).
Mas não é só essa a conexão com o país: “A borracha nativa da região amazônica é uma das principais matérias-primas utilizadas pela VEJA. A marca atua há mais de 20 anos na cadeia da borracha no Acre e, mais recentemente, no Amazonas, no Pará e em Rondônia, estabelecendo parcerias com famílias extrativistas e suas comunidades para garantir um processo produtivo que respeite tanto a floresta quanto seringueiros e seringueiras”, explica a empresa, segundo a qual ela paga valores muito acima da média de mercado para os produtores locais.

Hidrogéis da Maurten e VEJA Condor 3 Advanced (Renan Bossi/VEJA)
O Condor 3 Advanced é o modelo de corrida de rua mais avançado da marca, que explica: “Projetado para atender todos os tipos de corredores, inclusive os mais velozes, o modelo se destaca pela combinação de conforto e leveza”. Conforto é a palavra-chave dele, que é resultado de uma combinação de materiais inusitada: a denominada sola intermediária, por exemplo, é feita de EVA de origem biológica (43% de cana-de-açúcar e 27% de borracha amazônica); a palmilha, de EVA à base biológica (65%, incluindo 42% cana-de-açúcar), de poliéster reciclado (23%) e de outros materiais (12%). Está à venda por R$ 950.