Vazamento de links de inscrições gratuitas ou baratas prejudica corredores
Observação (feita às 22h22 de 22 de fevereiro de 2022): as inscrições para o Circuito Neo Running estão ESGOTADAS; clique aqui e leia o comunicado da organização do evento.
Observação (feita às 12h58 de 19 de fevereiro de 2022): apenas 520 corredores participaram do Circuito Happy Running em 19/02/2022, sábado, em Taboão da Serra, e havia ainda alguns caminhantes; 1.500 pessoas estavam inscritas nele, isto é, cerca de 60% delas não foram ao evento.
Corredores amadores que não obtiveram links de inscrição saíram prejudicados, pois nem sequer tiveram a chance de se inscrever em corridas baratas ou gratuitas. Pelo menos três eventos foram envolvidos em um vazamento de links no começo deste mês, fevereiro de 2022: Circuito Happy Running, Circuito Neo Running e etapa de Santo André do Circuito Juntos. As três corridas têm em comum o site de inscrições, o Ativo.
Links espalharam-se por grupos do WhatsApp antes mesmo da abertura oficial das vagas. O caso mais evidente foi o da etapa de Taboão da Serra do Happy Running: quando foram liberadas, na tarde de terça-feira (15), estavam quase esgotadas.
Houve mais uma complicação: também foi divulgado nesses grupos um link de uma etapa que supostamente aconteceria em 3 de abril, e várias pessoas se inscreveram nela, mas esse evento não é o mesmo do deste sábado, dia 19 de fevereiro, e as inscrições não valem para este.
A etapa do parque Villa-Lobos do Circuito Neo Running, também alvo de vazamento, está prevista para 27 de fevereiro, e não se sabe quando ou se as inscrições serão retomadas. Muitos também se inscreveram na etapa de Santo André do Circuito Juntos, mas a organização do evento não disse se está confirmado para 27 de março (no site oficial, há um “a definir” para a data).
Esse vazamento ocorreu porque, a partir do momento que um evento é liberado no Ativo, pode-se acessar o link dele e efetuar inscrições – mesmo que não seja exibido na página principal de calendário do site. Este foi informado do vazamento, na manhã de 16 de fevereiro, pela reportagem do Esportividade.
O Circuito Happy Running conta com investimento direto (repasse de R$ 239.949 à Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem) do governo estadual de São Paulo, enquanto Circuito Neo Running e Circuito Juntos obtiveram recursos com a ajuda de leis de incentivo ao esporte, isto é, usam dinheiro público de forma indireta.
Que confusão o Happy Running deveria publicar lista página oficial deles dos que conseguiram se inscrever.# Esportividade repasse este comentário pra organizador. Obrigado .