Vamos Trilhar: passeios gratuitos com transporte e kit grátis com novas vagas

Vamos Trilhar no Parque Municipal Natural Jaceguava (Ass. Mundo Melhor/Divulgação)
Os organizadores do projeto Vamos Trilhar, em que se realizam passeios gratuitos em diversos parques da cidade de São Paulo, acabam de anunciar novas vagas para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2025.
Além do passeio guiado, os participantes ainda receberão um kit com lanche, camiseta e transporte gratuito partindo da estação Santo Amaro (Linha 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda – ao lado da universidade Cruzeiro do Sul), para os parques da zona sul da cidade, ou da estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha) para o parque na zona leste.

Guia acompanha participantes em trilha no parque (Esportividade)
Por ora, as novas vagas são apenas para a trilha do parque Varginha, na zona sul da capital paulista. Os interessados devem se inscrever gratuitamente (clique aqui) para os passeios que ocorrerão todos os fins de semana, aos sábados e domingos, de outubro a dezembro de 2025.
Assista ao vídeo curto da trilha do parque Varginha:
Ver essa foto no Instagram
As trilhas apresentam níveis de dificuldade baixo ou médio, e o passeio é voltado para toda a família, inclusive para crianças. As saídas em direção ao parque acontecem às 8h (sugere-se chegar um pouco mais cedo para retirada do kit), e o retorno ocorre por volta das 13h.
Além do Varginha, que está com inscrições abertas, o Vamos Trilhar inclui passeios gratuitos guiados pelos parques Itaim, Bororé e Jaceguava, na zona sul, e Fazenda do Carmo, na zona leste. As vagas para as demais trilhas estão esgotadas e não há informação de novas aberturas.
Mesmo se houver esgotamento, é possível ir até os pontos de encontro (estações Santo Amaro, na zona sul, e Artur Alvim, na leste) e verificar a ocorrência de desistências. Em caso afirmativo, as vagas que sobrarem serão redistribuídas para quem estiver lá aguardando. Não há garantia de participação nesse caso.
O projeto de fomento à prática de atividade física e à preservação ecológica é realizado pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, a Seme, e do Verde e do Meio Ambiente, a SVMA, em parceria com a Associação Desportiva Recreativa Mundo Melhor – pelo valor de R$ 4.605.792,76 em 2025.