Vale a viagem: tenistas brasileiras enfrentam a Suíça em Catanduva
Anote em sua agenda: em 19 e 20 de abril, o Brasil enfrentará a Suíça em Catanduva, no interior paulista, buscando uma vaga no Grupo Mundial II da Fed Cup, a competição entre nações do tênis feminino. A disputa ocorrerá no Clube de Tênis Catanduva, que fica a 398 km do centro de São Paulo. A rodovia dos Bandeirantes é a melhor opção para quem sai da capital.
A equipe brasileira, que venceu o Zonal Americano, optou por enfrentar as suíças em quadra de saibro. O município escolhido está 503 metros acima do nível do mar. A bola do confronto será Tretorn Serie+ Control.
“Uma das coisas que tínhamos colocado era que fosse um local bem quente, e Catanduva é quente”, afirmou a capitã Carla Tiene. “O público do interior tem o costume de apoiar esses eventos. Vamos torcer para que o público compareça, ter a quadra lotada para torcer pelo Brasil.”
“A altitude, quando conversei com as meninas, não teria muito problema, porque isso se ajusta com a bola. É uma atitude legal: não vai nem andar muito e nem ficar muito lenta”, declarou a capitã.
Tiene e o assistente técnico Renato Pereira têm até o dia 9 de abril para a definição da equipe que enfrentará a Suíça, que no confronto contra a França, na primeira rodada do Grupo Mundial II, teve as tenistas Belinda Bencic, Stefanie Voegele, Timea Bacsinszky e Viktorija Golubic. O fato de terem sido derrotadas pelas francesas fez as suíças terem de passar pelos playoffs.
“O interior de São Paulo tem sempre um clima que favorece nossas equipes, com calor e uma torcida que participa bastante. Esperamos, que assim como foi na Copa Davis, em São José do Rio Preto, na Fed Cup também consigamos a classificação jogando em Catanduva. Queremos casa cheia para apoiar as meninas, pois elas merecem”, disse Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.
Beatriz Haddad Maia, Gabriela Cé, Laura Pigossi, Paula Gonçalves e Teliana Pereira defenderam o Brasil no Zonal Americano. Teliana é a principal tenista brasileira da atualidade e está em 96º no ranking da WTA.
O playoffs do Grupo Mundial II serão disputados em melhor de cinco jogos, e a quinta partida é entre duplas. O Brasil não chegava aos playoffs desde 2004, quando foi derrotado pela Croácia por 4 a 1. Se vencer a Suíça, para chegar à divisão principal da Fed Cup ainda terá de passar pelo Grupo Mundial II e pelos playoffs do Grupo Mundial.
Leia também:
Com arquibancada como maior custo, CBT busca apoio para Brasil x Suíça