São Paulo - região metropolitana
Caminhada 24/07/2025

Trilhas gratuitas em parques de SP com transporte, camiseta e lanche grátis

Por Renata Sá, repórter do Esportividade

Vamos trilhar: passeio gratuito no parque Varginha, na zona sul de SP (Esportividade)

Alguns parques da cidade de São Paulo, além de espaços para a prática esportiva, como pistas de corrida, quadras poliesportivas, parquinhos e áreas verde, oferecem a opção, para os que estão em busca de uma experiência diferente, de fazer uma trilha guiada. O Vamos Trilhar realiza passeios aos sábados e domingos, no período da manhã, até o fim de 2025, e as inscrições gratuitas estão abertas.

Assista ao vídeo curto da trilha do parque Varginha:

Os participantes das trilhas dos parques Itaim, Varginha, Bororé e Jaceguava se encontram na saída da estação Santo Amaro (Linha 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda – ao lado da universidade Cruzeiro do Sul), na zona sul. Lá, recebem a camiseta do passeio e um kit lanche contendo sanduíche, fruta, suco e barrinha de cereal.

É também nesse ponto que os trilheiros são divididos nos ônibus que os levarão e os trarão de volta ao ponto de encontro. Já no parque Fazenda do Carmo, na zona leste, o ponto de encontro se dá na estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha).

Guia JK acompanha participantes em trilha no parque (Esportividade)

As inscrições gratuitas (clique aqui) estão abertas para as trilhas a partir de setembro de 2025. Os passeios dos meses de julho, agosto e setembro de 2025 estão esgotados, porém é possível ir até os pontos de encontro (estações Santo Amaro e Artur Alvim) e verificar se há desistentes. Em caso afirmativo, as vagas que sobraram são redistribuídas para quem estiver lá aguardando. Não há garantia de participação nesse caso.

Mas, na noite de 24 de julho, a Associação Mundo Melhor anunciou que, na última semana de julho, abrirá novas inscrições online para passeios com destino ao parque Varginha.

Trilheiros participam de passeio guiado por parques de SP (Esportividade)

As trilhas apresentam níveis de dificuldade baixo ou médio, e o passeio é voltado para toda a família, inclusive crianças. As saídas em direção aos parques acontecem às 8h (sugere-se chegar um pouco mais cedo para retirada do kit), e o retorno ocorre por volta das 13h.

Durante a trilha, guias especializados, assim como funcionários dos parques, acompanham os participantes. Paradas são realizadas durante o passeio para observação de aves e árvores. Antes de retornarem aos ônibus, os trilheiros fazem um lanche no local.

O projeto de fomento à prática de atividade física e à preservação ecológica é realizado pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, a Seme, e do Verde e do Meio Ambiente, a SVMA, em parceria com a Associação Desportiva Recreativa Mundo Melhor – pelo valor de R$ 4.605.792,76 em 2025.

Para receber notificações de eventos esportivos assim, inscreva-se em nosso canal no WhatsApp (clique aqui) ou em nosso canal no Telegram (clique aqui); não se esqueça de ativar as notificações.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.