Treino do Ceará acontece em CT do Corinthians, em São Paulo
Na manhã desta segunda-feira, 11 de abril de 2022, o centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo, foi utilizado para treino do Ceará. O time da Série A se prepara para o próximo jogo da Copa Sul-Americana e solicitou o CT Dr. Joaquim Grava. Isso foi possível graças a divergência de horários entre os times, permitindo que ambas as equipes utilizassem o espaço.
O treino do Ceará aconteceu após vitória contra o Palmeiras em sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2022. O elenco, agora, se prepara para enfrentar o Deportivo La Guaira nesta terça-feira, às 19h15, em Caracas, pela Sul-Americana.
Com o uso do centro de treinamento em São Paulo, o Ceará pôde contar com equipamentos de maior qualidade para atividades com os atletas titulares e reservas.
Embora a prática de empréstimo de CTs tenha sido um debate controverso nos últimos anos, a vigência de novas leis pode torná-la mais comum entre os times brasileiros.
Novos mecanismos legislativos podem incentivar integrações como o treino do Ceará
As legislações acerca de times de futebol brasileiros estão passando por mudanças, como a implantação mais recente da Lei da Sociedade Anônima do Futebol, conhecida como Lei da SAF.
A aprovação do texto n° 14.193 garante um novo mecanismo jurídico para os clubes de futebol no Brasil, que podem deixar de atuar como associações e se classificar como clubes-empresa, na modalidade de sociedade anônima. Essa possibilidade oferece novos caminhos e regime tributário especial para os clubes desportivos.
A novidade ainda está sendo discutida, mas, se for adotada pelos times, pode proporcionar integrações como o treino do Ceará no CT do Corinthians com mais facilidade. Isso porque a legislação também trará exigências empresariais, como garantia de transparência na prestação de contas.
É o que explica o Betway Insider, site de palpites e prognósticos de futebol, em sua reportagem especial sobre a Lei da SAF. O projeto, inicialmente, foi criado para oferecer aos times brasileiros uma chance de quitar dívidas, mas outros objetivos, como se associar a projetos de investimentos privados e integração empresarial com outros clubes, também trazem benefícios.
Por exemplo, o regime tributário pode oferecer redução de custos, permitindo o aluguel de CTs melhores, como os de São Paulo. Além disso, atuar como clube-empresa também traz mais credibilidade para o clube, que pode firmar parcerias com outros clubes-empresas.
Adoção da Lei da SAF ainda está em fase de análise
Apesar de a lei estar em vigor, de acordo com a matéria do site de esporte bet Betway, a tendência é que as próximas vendas de clubes no país não aconteçam em processos tão acelerados.
Dessa forma, os clubes poderão avaliar melhor suas possibilidades no mercado e buscar mais de um investidor para não se transformar em uma sociedade anônima tão rapidamente. Isso traz mais segurança para a gestão dos clubes, mas sem comprometer os benefícios da operação.
“O brasileiro precisa ficar de olho em dois pontos principais. O primeiro é sobre que SAF está sendo criada, o que está sendo colocado nessa SAF. Depois, quem está comprando essa SAF, qual o perfil desse investidor, qual a índole desse investidor, qual a perspectiva dele com o clube. Estamos falando de clubes com características muito distintas, expectativas da torcida muito distintas, e isso também vai pesar”, afirma o jornalista e pesquisador Irlan Simões em entrevista para a Betway.
Alguns times brasileiros já integraram a Lei da SAF, como o Botafogo, que jogará contra o Ceará neste domingo, dia 17 de abril de 2022. Para proporcionar parcerias como a entre Ceará e Corinthians nos próximos meses, a Lei da Sociedade Anônima do Futebol pode ser uma alternativa. A adoção ainda segue lenta, contudo, e torcedores ficam atentos para acompanhar as movimentações dos seus times.