Torcedores que queriam ingressos da Copa dormem em fila e se frustram
Enquanto o UFC realizava evento no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, neste sábado, 31 de maio de 2014, dezenas de pessoas faziam fila na rua Manoel da Nóbrega, ali mesmo. Mas elas não estavam lá para ver lutas de MMA, mas sim a Copa do Mundo. Baseadas em uma informação preliminar, passada pelo diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, de que um novo lote de entradas poderia estar disponível em 1º de junho, no mesmo dia em que a comercialização presencial de bilhetes seria aberta, elas se dirigiram ao local antecipadamente. Alguns dormiram na fila. Mas, neste sábado, a Fifa disse que esse novo lote será vendido em 4 de junho – e somente pela internet.
- Saiba como foi na quarta-feira, dia 4:
Copa: venda de novo lote tem demora e ‘vai e volta’ em sistema - Leia também:
Menos de 3 mil ingressos por jogo estarão à venda em novo lote
Em momento algum o site da Fifa confirmou o dia 1º de junho como o da venda do novo lote. Entretanto, até mesmo o site do governo federal brasileiro havia publicado uma notícia segundo a qual essa data seria marco inicial da nova fase. O site da Fifa publicou neste sábado, de forma escondida, dentro de outra notícia, o seguinte trecho: “Na quarta-feira, 4 de junho, uma quantidade bem limitada de ingressos para todos os 64 jogos, incluindo a abertura e a final, será posta à venda exclusivamente pelo fifa.com”. Não é possível saber o horário da publicação do texto, mas está no ar pelo menos desde as 20h12 de sábado, quando foi compartilhado no Twitter. Os torcedores da fila, porém, só foram avisados disso depois, aproximadamente à meia-noite deste domingo.
André da Silva chegou ao local às 17h10 de sexta-feira (30). Era o primeiro da fila. Passou a primeira noite em frente à quadra onde está montada a estrutura da Fifa, no próprio Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mas teria de passar a segunda na rua. Antes de saber que não haveria novo lote neste domingo e de desistir da fila, disse: “Não sabemos os ingressos que estarão à disposição, mas já estamos aqui desde o começo. De repente teremos uma oportunidade de pegar ingressos de abertura, final, um jogo do Brasil. A Fifa não confirmou [o que venderá]”. O morador de Santos disse que é mais fácil comprar presencialmente entradas, pois, pela internet, existe mais incerteza, já que a espera virtual pode ser longa e não dar resultado.
Elias entrou na fila às 11h de sábado e, entrevistado neste domingo, depois da desistência, afirmou: “As informações eram desencontradas, e você não sabia realmente se iriam vender um novo lote ou não”. Também afirmou ter sentido dificuldade para se informar quando conversava com um voluntário: “Você fazia uma pergunta direta e eles respondiam outra coisa”.
Os pontos de venda físicos da Fifa vendem neste domingo, então, ingressos que também podem ser adquiridos por meio da internet, mas não existem entradas disponíveis para os jogos em São Paulo, por exemplo. A entidade ainda não confirmou o horário da abertura da comercialização online do novo lote na quarta-feira. “Com o objetivo de evitar a decepção de torcedores que venham a fazer fila nos centros de ingressos e para sermos justos com os fãs do mundo todo, decidimos disponibilizar as entradas apenas pela internet”, explicou Thierry Weil.
Leia também:
Vice-prefeita explica os ajustes feitos para último evento-teste no Itaquerão
Arquiteto do Itaquerão usa bom humor ao falar sobre intolerância ao verde