Fim de semana
11/10/2013
Times da região tentam escapar do rebaixamento neste fim de semana
Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
A luta contra o rebaixamento nas divisões do Campeonato Brasileiro de futebol dão a tônica do fim de semana na região metropolitana de São Paulo. Existem equipes nesta situação nas séries A, B e C que têm jogos fundamentais nestes dois dias. Um deles será o clássico São Paulo x Corinthians no Morumbi. Confira este e outros eventos na seleção do Esportividade.
- O parque Villa-Lobos é a sede do São Paulo Grand Slam, penúltima etapa de 2013 do World Tour. As quadras, que recebem grandes nomes do vôlei de praia mundial, foram montadas sobre campos de futebol. O público desde terça-feira tem livre acesso às arquibancadas. Estão programadas para este sábado as semifinais, tanto as do masculino como as do feminino, e decisões de terceiro lugar. A final feminina começa às 10h de domingo e será seguida da masculina. As brasileiras Taiana Lima e Talita Antunes começaram a semana na liderança do ranking feminino desta temporada; os brasileiros Pedro Solberg Salgado e Bruno Schmidt iniciaram os jogos em São Paulo na vice-liderança do masculino.
- Tentando não cair para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Grêmio Barueri faz seu último jogo na Série C de 2013. Diante do Madureira, só a vitória interessa ao time paulista, que ainda necessita torcer por derrota do Crac, que pega o Guarani, e empate ou derrota do Duque de Caxias, que enfrenta o Caxias nesta rodada final da fase de grupos. Se houver empate do Grêmio Barueri com o Madureira no início da noite deste sábado, o rebaixamento estará efetivado.
- O Santos volta a jogar no estádio do Pacaembu a partir das 21h deste sábado, 12 de outubro. Apesar da oitava posição no começo da 28ª rodada, a situação dos santistas já foi mais confortável. Para se ter uma ideia, duas derrotas seguidas fora de casa, para Portuguesa (3 a 0) e Coritiba (1 a 0), tiveram tanto impacto que deixaram a equipe da baixada apenas quatro pontos distante da zona do rebaixamento, em que seu adversário, a penúltima colocada Ponte Preta, se encontra.
- Ainda sobre zona do rebaixamento, o São Caetano tenta se livrar dela, mas na Série B. Para isso, reestreia neste jogo contra o Figueirense, também às 21h de sábado, o técnico Pintado, ex-jogador campeão mundial e bicampeão da Liberdadores com o São Paulo, que entra no lugar de Sérgio Guedes. O São Caetano na Série B tem uma missão menos difícil do que a Ponte Preta na Série A, pois começa a 29ª rodada três pontos distante do 16º colocado.
- Um fato inimaginável há algumas semanas pode acontecer neste domingo. Se o São Paulo derrotar o Corinthians em clássico no Morumbi, superará o adversário no Campeonato Brasileiro de 2013 pelos critérios de desempate. Era um momento impensado, porque, enquanto o Corinthians fazia uma campanha tranquila no primeiro turno, o São Paulo lutava contra o rebaixamento. Só que o time do Parque São Jorge marcou apenas sete pontos nos dez mais recentes jogos do Brasileiro e começou a ficar a perigo. Já o São Paulo, comandado por Muricy Ramalho há um mês, desde a vitória contra a Ponte Preta, venceu cinco partidas e foi derrotado em outras três no período, esbanjou reação e começa a 28ª rodada fora da zona do rebaixamento.