Teste gratuito da Gatorade no Ibirapuera mede perda líquida por meio de adesivo
Esportistas amadores têm acesso gratuito a dados que antes demandavam análises laboratoriais para serem obtidos. Frequentadores do parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, podem se dirigir ao estande da Gatorade durante março e abril de 2022, em dias da semana e horários predeterminados, para fazer um teste que estima a perda líquida e de sódio de cada um durante o exercício físico.
O procedimento é simples: depois do preenchimento de um termo de consentimento, a equipe da Gatorade cola no antebraço esquerdo do atleta um adesivo – é ele que faz a “mágica” acontecer, pois analisa o suor e o “converte” em linguagem visual. Com o adesivo colado, o esportista treina normalmente no parque (até duas horas de treino) e, suado, retorna ao estande.
A geração do resultado independe dos profissionais “in loco” da Gatorade: em seu telefone celular, o próprio praticante abre o site indicado (Gx Sweat Patch), tira uma foto do Sweat Patch e informa a duração da atividade feita, e a plataforma faz todo o resto, isto é, os cálculos, baseados no mostrador do adesivo.
O participante recebe por e-mail o quanto perdeu de líquido e de sódio e sua taxa de suor; no dia seguinte, obtém a sugestão do quanto de água ou isotônico deve beber para treinar bem e não se desidratar.
O estande fica aberto ao público nos seguintes horários e dias: das 6h às 9h30 (terça-feira, quarta-feira, e quinta-feira); das 17h30 às 21h30 (quarta-feira); das 6h às 10h (sábados e domingos). Está localizado entre a ponte do lago e a marquise.
Ainda no Ibirapuera, a Gatorade reformou duas quadras poliesportivas, que podem receber também treinos funcionais, uma vez que a pintura favorece a disposição dos praticantes.
Na praça da Paz do mesmo parque, montou duas quadras para vôlei de praia e futebol de praia e duas mesas de futmesa, e o uso delas é gratuito.