Tênis: projeto prevê aulas gratuitas no complexo esportivo do Ibirapuera
O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o do Ibirapuera, que recebe anualmente o Brasil Open, terá mais ainda ligação com o tênis. Foi assinado, na tarde de quarta-feira, 17 de junho, o convênio entre a Federação Paulista de Tênis e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da SELJ, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que administra o complexo, para o Centro de Formação e Participação de Tênis, que funcionará nas três quadras de saibro existentes lá.
- Mais aulas de graça:
Aulas gratuitas de tênis são oferecidas pela Prefeitura de São Paulo
O Centro de Formação e Participação de Tênis vai implantar, desenvolver e organizar aulas gratuitas de tênis para crianças e jovens, além de outras atividades e recreação, disponibilizando todo o material necessário.
“O projeto tem como objetivo oferecer ao munícipe paulistano a oportunidade de participar das atividades esportivas, recreativas e de lazer, direcionadas a facilitar a inclusão socioeducativa, promover a saúde e a qualidade de vida, bem como fomentar a prática esportiva, aprimorar a integração das diversas faixas etárias, descobrir os novos talentos e possibilitar a reconstrução dos vínculos familiares, usando as quadras do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães para o aprendizado e a prática do tênis”, diz um comunicado.
“Depois de três anos à frente da FPT, enfim conseguimos assinar o convênio do Centro de Formação de Tênis, uma de nossas propostas desde o início da nossa gestão, como uma forma de fomentarmos e desenvolvermos o tênis por meio de aulas e outras atividades gratuitas”, disse Luiz Fernando Balieiro, presidente da FPT.
Centros de Formação Esportiva
O governador Geraldo Alckmin anunciou uma reformulação do programa Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo e a criação dos Centros de Formação Esportiva.
Serão atendidos 4.137 atletas de 12 modalidades em 44 cidades espalhadas pelo Estado – em uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), dirigida por Jean Madeira.
Vão ser investidos R$ 20,9 milhões. O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento; é uma parceria entre SELJ e federações responsáveis por cada modalidade.
Nos Centros de Formação Esportiva, atletas iniciantes terão à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para a prática esportiva.
Entre os oito centros de excelência, serão disponibilizadas as seguintes modalidades: judô, atletismo, basquete, vôlei, natação e nado sincronizado.
Nos 13 centros de formação serão oferecidos boxe, karatê interestilos, judô, atletismo, vôlei, basquete, tênis, karatê e wellness. Algumas modalidades serão realizadas em mais de um núcleo – por isso no total são 44 cidades atendidas (veja relação delas clicando aqui).