São Paulo - região metropolitana
Ciclismo 20/12/2021

Sistema de som da ciclovia do Pinheiros e 3ª fase da iluminação são entregues

Por Esportividade

‘Árvore solar’ na ciclovia do rio Pinheiros (Governo de SP/Divulgação)

A primeira fase do novo sistema de som da ciclovia do rio Pinheiros e a terceira da iluminação da pista, que vai da estação Granja Julieta à Santo Amaro da CPTM, foram entregues à população de São Paulo no sábado, dia 18 de dezembro de 2021. O governador João Doria anunciou o novo nome do espaço, que passa a se chamar Ciclovia São Paulo, e apresentou uma placa em homenagem póstuma à jornalista esportiva e ciclista Erika Sallum.

Quanto à sonorização, são oito painéis audiovisuais em todo o trecho. “Além disso, o projeto conta com uma rádio totalmente voltada para o ciclismo, a BikeFM, que fará a programação musical e em breve terá um canal de podcast sobre o tema”, diz o governo estadual, segundo o qual é a iniciativa privada a financiadora das benfeitorias.

Na terceira fase da iluminação da pista, entre as pontes do Jaguaré e Cidade Jardim, foram adicionados 178 pontos de iluminação inteligente, totalizando 4 km de extensão.

Nas duas etapas anteriores, foram instalados pela Enel X 390 pontos de iluminação LED ao longo de 10 km de extensão. O gerenciamento do sistema é feito de forma remota.

“Outra novidade são as duas ‘árvores solares’ instaladas próximo às estações Jurubatuba e Cidade Universitária. Os equipamentos, criados com um design semelhante a uma planta natural, por meio de filmes fotovoltaicos em suas ‘folhas’, capturam a energia solar e a convertem em elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets“, afirma o governo estadual.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.