Sesc Ipiranga exibe de graça filmes que levam à reflexão sobre papel do esporte
Depois do Carnaval, um bom programa será assistir a filmes com temática esportiva no Sesc Ipiranga. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2018, a mostra Esportivismo (um sinônimo de “esportividade”) “discute o esporte como espaço para mobilização e transformação social”. O espectador vê tudo de graça.
A mostra é aberta em 15/02, quinta-feira, com a exibição de “Democracia em Preto e Branco”. Com direção de Pedro Asbeg, esse documentário de 2014 trata do período de turbulência pelo qual o Corinthians passou na década de 1980.
Em seguida, haverá uma conversa com Juca Kfouri, Zé Maria e Walter Falceta sobre a idealização e a prática da democracia corintiana no início da década de 1980 e as ações educativas atuais por meio do esporte.
Em 16/02, sexta-feira, o longa “O dia em que o Brasil esteve aqui” vai convidar o público a refletir sobre a função social existente no esporte. Tratando dos conflitos internos haitianos, o enredo liga o amistoso de futebol entre Brasil e Haiti ao processo de pacificação do país.
O especial “A luta pelo protagonismo feminino no cenário esportivo”, no dia 17 de fevereiro, sábado, vai exibir “Joga igual mulher” e “Procura-se Irenice”. Os dois documentários abordam os esforços das mulheres para garantir espaço em uma área predominantemente masculina.
Com direção de Clint Eastwood, “Invictus” encerrará a mostra no dia 18 de fevereiro, domingo. O drama conta como a relação entre o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o time de rugby nacional alterou o cenário interno do país na década de 1990.
Clique aqui para conferir a programação completa. O Sesc Ipiranga fica na rua Bom Pastor, 822, na zona sul de São Paulo.