Sem horário de verão, São Silvestre-2019 deve ser ainda mais quente
Se for mantida a suspensão do horário de verão e se a organização da Corrida Internacional de São Silvestre não alterar a programação da 95ª edição, será grande a chance de os participantes da prova de rua mais tradicional do Brasil enfrentarem mais calor que nas edições anteriores.
Nos mais recentes anos, a largada dos homens da elite e dos atletas amadores foi autorizada às 9h do horário de verão, isto é, às 8h do “horário real” – sempre em 31 de dezembro.
Caso a Fundação Cásper Líbero e sua parceira, a TV Globo, mantenham o início às 9h e não haja mesmo o horário de verão na temporada 2019/2020, os participantes deverão ter uma prova mais quente, já que a tendência é a de que, quanto mais tarde a corrida de rua começar – ainda no período matutino –, mais calor faça durante ela.
É claro que, mesmo no verão, há dias que não são assim, mas, na maioria das vezes, é dessa forma que acontece.
Na sexta-feira (05/04), o Ministério de Minas e Energia recomendou ao presidente Jair Bolsonaro a “suspensão do horário de verão em todo o território nacional”, pois “deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada”.
Em sua conta no Twitter, Bolsonaro escreveu: “Após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá horário de verão na temporada 2019/2020”.
As inscrições para a 95ª edição da São Silvestre deverão ser abertas no meio do ano. Custaram R$ 185 no ano passado, quando fez calor e até o vencedor, o etíope Belay Bezabeh, passou mal e ficou horas no hospital.
1 hora não vai fazer diferença nenhuma na São Silvestre. Participo a anos desta corrida, na verdade o horário desta corrida é um absurdo, em pleno verão, ninguém merece correr as 9h da manhã.
Nós corremos porque amamos correr, mas garanto que se a largado fosse entre 6:30h e 7h, seria muito menos sofrido!