São Paulo - região metropolitana
Futebol 04/12/2013

São Paulo quer no Morumbi shows médios para fazer frente ao Palmeiras

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

Ainda sozinho como grande estádio paulistano com condições de receber shows, o Morumbi enfrentará a partir de 2014 forte concorrência do Allianz Parque – o Corinthians inicialmente tem a intenção de preservar ao máximo o gramado do Itaquerão. Além de ser mais moderno e construído considerando justamente a possibilidade de sediar apresentações musicais, o estádio palmeirense será administrado pela AEG, gigante norte-americana do entretenimento, o que deve fazer o número de concertos ser alto lá. Os planos do São Paulo, porém, são de construção de cobertura no Morumbi, o que lhe daria novas possibilidades. A intenção é que os locatários sejam atraídos pelo fato de estar planejada uma modalidade que permite shows para 25 mil pessoas, o que seria o grande diferencial.

Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

Desenho, divulgado em 2011, do Morumbi visto de cima após colocação de cobertura

A construtura Andrade Gutierrez e a operadora de eventos XYZ Live participam do projeto são-paulino para o Morumbi. “Hoje precisamos de espaço para 10, 15, 20 mil pessoas – até 25 mil. É esse o público, o filão de mercado carente”, disse Maria Naicle Leonidas da Silva, diretora da XYZ Live, durante fórum sobre gestão de estádios realizado no Expo Center Norte, dentro da Expo Estádio/Sport Infratech. “Se vocês pararem para pensar, qual artista coloca 40 mil pessoas em um estádio e não veio ainda ao Brasil? Todos já vieram. Existe artista que já veio ao Brasil para se apresentar em estádio e, na primeira vez, foi uma loucura, mas, na segunda, não foi tudo isso. Quando você faz planejamento de um evento para que você tenha 40 mil e você tem 20, 25 mil, você já abre os portões do estádio no prejuízo”, alertou.

Maria considera o projeto são-paulino atraente para promotores de concertos. “No do São Paulo, o estádio continua com 45 mil lugares [para shows] e, se eu quiser fazer um espetáculo com até 55 mil, eu faço, mas posso promover um para 15 ou 25 mil, porque é uma estrutura modular, móvel, na parte interna. Você não mexe na construção”, declarou.

Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

Ilustração, divulgada em dezembro de 2011, do interior do Morumbi após obras

Questionado sobre a concorrência com o Allianz Parque em 2014, Gilberto Ratto, gerente de marketing do São Paulo, lembra que a modalidade chamada de anfiteatro do estádio palmeirense oferece 12 mil lugares. “Trabalhamos em um formato que, pelo menos em São Paulo, não existe. Acreditamos que haja uma concorrência natural, até uma curiosidade do cliente que queira ver como é um outro estádio, mas nós cremos bastante na quantidade de pessoas, confiamos nesse ineditismo “, afirmou. Essa modalidade de shows para 25 mil pessoas será possível por meio de uso de uma área atrás de um dos gols, o das imediações da praça Roberto Gomes Pedrosa, preservando o gramado.

Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

Previsão, divulgada em dezembro de 2011, de como ficará o Morumbi

O projeto apresentado há dois anos apresentava, além da cobertura, hotel com centro de convenções, novo museu e estacionamento anexos ao Morumbi. As assinaturas com os parceiros de obra estão em fase de aprovação do conselho são-paulino, de acordo com o jornal “Lance!”.

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