São Paulo está fora do calendário da Indy; se voltar, entrará no fim dele
O calendário da Indy para 2014 não inclui em sua primeira versão a São Paulo Indy 300, mas a categoria, por meio declaração de Mark Miles, CEO da Hulman & Co., empresa controladora, deixou aberta uma porta para uma reinclusão da prova paulistana, mas no fim da temporada. Grupo Bandeirantes e Prefeitura de São Paulo, órgãos responsáveis pela etapa, ainda não se posicionam oficialmente sobre o cancelamento ou a confirmação do evento.
Havia sido estabelecida uma data-padrão para a São Paulo Indy 300 para que fosse reduzida a possibilidade de temporais e a prova se distanciasse do Carnaval: o primeiro fim de semana de maio ou, como aconteceu em 2012, o último de abril. Agora, se houver o evento, ele será realizado em setembro. No calendário apresentado pela Indy para 2014, haverá etapa de Barber em 26 de abril e de Indianápolis, mas no circuito misto, em 10 de maio, três semanas antes das 500 Milhas.
Foram quatro as edições da São Paulo Indy 300, sempre no circuito do Anhembi, na zona norte paulistana. Os quatro principais eixos da pista eram o sambódromo, a avenida Olavo Fountoura, o estacionamento do complexo e a pista local da marginal do Tietê.
Já em agosto de 2013, no entanto, se sabia que havia indefinições para 2014. “Sobre o ano que vem, ainda não temos nada decidido”, disse o prefeito Fernando Haddad na ocasião.
Também em agosto, Marcelo Rehder, presidente da SPTuris, reforçou: “A prova ainda não está programada ainda. Existem conversas, mas nada que possamos falar. Há uma restrição orçamentária e um problema para 2014: como será o ano da Copa do Mundo, faremos uma readequação das feiras. Temos ainda de fazer a reforma do Anhembi, que tem esse recurso do PAC Turismo, então haverá janelas maiores. Tentamos compatibilizar [os eventos]“.
O Grupo Bandeirantes de Comunicação ainda não se posicionou. A empresa Enter-Entertainment Experience foi criada por ele no fim de 2010 justamente para organizar eventos como a São Paulo Indy 300. A Band conta com a ajuda da prefeitura na cessão do espaço, na montagem do circuito do Anhembi e nas operações de trânsito e chegada e saída de público. O contrato atual da Indy com a prefeitura, acertado em junho de 2010, previa a realização da prova na cidade até a edição de 2018.