São Paulo dá chance de ‘trilhar’ de graça em parques pouco conhecidos da cidade
Quatro parques do extremo sul de São Paulo e um da zona leste com acesso mais restrito (mediante agendamento prévio) serão abertos ao público sem essa necessidade neste primeiro bimestre de 2020, o que dá aos paulistanos a rara chance de caminhar por suas trilhas. Trata-se de um projeto-piloto da Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
O parques envolvidos são os naturais municipais Itaim, Jaceguava – ambos na região de Parelheiros –, Varginha, Bororé – no Grajaú – e Fazenda do Carmo (só em fevereiro), em Itaquera.
“O objetivo do projeto-piloto é oferecer à população a possibilidade de visitar áreas com a presença de remanescentes de mata atlântica, realizando trilhas e participando de outras atividades educativas voltadas à sensibilização para a conservação da biodiversidade”, diz a prefeitura.
A primeira visita monitorada está prevista para 14 de janeiro, terça-feira, às 10h, no PNM Itaim. Cada parque terá seu dia fixo de visitação. Em cada um deles foi implantada uma trilha – de acordo com características físicas, capacidade (número de visitantes simultâneos) e grau de dificuldade.
Às segundas-feiras, será a vez do Jaceguava; às terças, do PNM Itaim; às quartas, do PNM Varginha; às quintas, do PNM Bororé. Os quatro da zona sul vão receber visitantes também nos fins de semana.
A partir do dia 4 de fevereiro, entrará no calendário o PNM Fazenda do Carmo, da zona leste, só às terças-feiras.
Para conferir mais informações sobre os parques, clique aqui.