Saiba como é treinar corrida no parque linear Bruno Covas, marginal Pinheiros

Parque Bruno Covas com a presença de dezenas de corredores (Esportividade)
Paulistanos e turistas agora contam com um novo parque em que podem correr ou caminhar. O parque linear Bruno Covas, nas regiões oeste e sul da cidade de São Paulo, fica entre as pistas do sentido Interlagos da marginal Pinheiros e o rio, e era inimaginável treinar ali até pouco tempo atrás. O mau cheiro vindo da água poluída impedia que a experiência de treino pudesse ser satisfatória. Graças à eliminação de grande parte do despejo de esgoto – segundo o governo estadual, será total até o fim de 2022 –, a situação mudou completamente.
Por mais que, em abril de 2022, as obras da primeira fase do parque Bruno Covas não estejam concluídas, já é possível treinar corrida lá. Tornou-se, inclusive, o “plano B” de equipes e assessorias de corrida da capital paulista. Devido ao feriado de Tiradentes, o campus do Butantã – Cidade Universitária – da USP não ficou aberto ao público no sábado (23/04), e treinadores transferiram para o Bruno Covas suas atividades práticas.

Capivara na beira da ciclovia do parque Bruno Covas (Esportividade)
O grande diferencial do Bruno Covas em relação ao Ibirapuera, por exemplo, é sua extensão. Embora oficialmente a primeira fase do projeto contemple 8,2 km, pode-se avançar até cerca de 9,2 km, no sentido da estação Santo Amaro, a partir da ponte Cidade Jardim, em abril de 2022. Quem vai até lá e retorna a este ponto completa 18,4 km, portanto.

Corredores costumam treinar na ciclovia do parque Bruno Covas (Esportividade)
Embora haja uma pista reservada aos corredores, a maioria deles prefere treinar na ciclovia, pois a de corrida não é asfaltada. Como a ciclovia principal (denominada Franco Montoro) está localizada na outra margem do rio, ao lado do sentido Castello Branco, os ciclistas que passam pelo parque Bruno Covas normalmente não o usam para treinos de velocidade.
O acesso mais conhecido é uma estrutura metálica que se conecta à ponte Cidade Jardim, nas proximidades do parque do Povo. Existe outra na ponte Laguna, nas imediações do Burle Marx.

Deque: em outros tempos, ficar lá seria desagradável (Esportividade)
Atualmente, pode-se estacionar carro na Usina. “Dica: coloque EMAE como destino no app de mapas”, diz a administração do parque. Outro estacionamento ficará no Parque Global, e os pedestres vão usar uma passarela a ser construída sobre a marginal. As ciclovias das duas margens serão conectadas por passarelas flutuantes em dois pontos.
Com investimento privado de R$ 58 milhões, os consórcios vencedores dos dois chamamentos públicos (a Farah Service, que cuida da ciclovia da outra margem, está envolvida no projeto, assim como Amarílis – representante do empreendimento Parque Global –, Jardiplan e Metalu Brasil) vão oferecer banheiros, lanchonetes e áreas de descanso aos visitantes. Já foi inaugurado um serviço de locação de bicicletas.

Trecho do Pomar Urbano é arborizado (Esportividade)
Quadras de beach tennis e basquete 3×3 e pista de skate estão em construção. A antiga Usina de Traição será transformada, até 2023, na Usina SP, com “restaurantes, lojas, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, rooftop com cafés e restaurantes, mirante com vista 360º, academia e outras atrações”.

Trecho da região do hotel Transamérica não contemplado nos 8,2 km (Esportividade)
Em um segundo momento, o parque linear vai ganhar mais 8,9 km de extensão, pois será expandido para as proximidades da ponte do Jaguaré, integrando-se aos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari, vizinhos.