Rio-2016: complexo do Ibirapuera deve receber delegação da China
O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o do Ibirapuera, na zona sul paulistana, é fortemente um candidato a receber uma delegação chinesa durante a fase de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, os do Rio de Janeiro. Quem contou isso foi o diretor do complexo, Rodrigo Venâncio, em entrevista à assessoria de imprensa do Ministério do Esporte.
Russos também pensavam em treinos no Ibirapuera, mas são os chineses os mais cotados. “Pessoas de China e Rússia já nos procuraram, mas devemos fechar com a China mesmo. Já veio um grupo, e nosso espaço atende às necessidades deles. Provavelmente não se alojarão aqui, mas devem utilizar nosso complexo para os treinamentos. Só falta a assinatura”, disse Rodrigo.
Quem visitou o local em 23 de março de 2015 foi o ministro do Esporte, George Hilton, que foi acompanhado pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jean Madeira. Eles são do mesmo partido, o PRB. Em uma reunião antes de conhecer o conjunto, o ministro ouviu do secretário um pedido de ajuda para reformas na pista de atletismo, que possui algumas bolhas.
E quem acompanhou a vistoria à pista de atletismo foi Maurren Maggi, medalhista de ouro em Pequim-2008 no salto em distância: “Acho positiva a vinda do ministro. Queria que tivesse mais gente treinando, mas segunda-feira é um dia com menor volume. Mas dei minha opinião. Tem muita coisa a ser melhorada. Desde 1994, aqui é o quintal da minha casa. Independentemente de eu usufruir ou não da pista com mais qualidade, vou lutar pela melhora”.
Fazem parte do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, de responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, estádio de atletismo, ginásios poliesportivos (como o do Ibirapuera), complexo aquático, espaço destinado ao judô, quadras de tênis e sala de musculação.