Querendo ser a ‘capital mundial das corridas’, São Paulo lança SampaCor
São Paulo até já pode ser “a capital mundial das corridas de rua”, mas as provas estão tão desunidas que não se tem noção real disso. Para a cidade ganhar essa fama nacional e internacional, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme) apresenta nesta semana o SampaCor, um “programa guarda-chuva” cujo objetivo é a valorização dos eventos. O secretário Jorge Damião disse ao Esportividade que a iniciativa foi aprovada e incentivada pelo prefeito João Doria, que, no próximo mês, receberá organizadores, patrocinadores e alguns atletas no prédio do viaduto do Chá e dará oficialmente apoio às corridas pedestres.
Um “selo de qualidade” será concedido às provas que se mostrarem profissionais e cumprirem o que prometeram aos atletas. Mas, segundo Damião, punir maus organizadores não será o intuito do programa. Um calendário do SampaCor será publicado, dando mais visibilidade aos eventos integrantes dele e sendo uma indicação da secretaria aos corredores. E, por meio do boletim “Vamos Correr!”, a Seme diz aos munícipes, já a partir desta sexta-feira (24), quais são as provas de cada fim de semana do SampaCor.
O secretário é favorável à implementação de um “Poupatempo das corridas”, em que os organizadores consigam de forma mais centralizada autorizações municipais para literalmente colocar suas corridas nas ruas paulistanas.
Jorge Damião reiterou a necessidade de São Paulo sediar uma grande maratona, a qual atraia turistas e seja um “cartão-postal” da cidade. Novas ideias estão em discussão para 2018. Hoje em dia, existem duas maratonas, a da Yescom e a da Iguana Sports, mas nenhuma delas pode ser considerada internacionalmente importante.
Circuito Caixa da Cidadania vem aí
O Circuito Caixa da Cidadania, é claro, faz parte do SampaCor. Inicialmente previsto para março, seu início foi adiado para 7 de maio de 2017, domingo, e a etapa da Freguesia do Ó, na zona norte, será a inaugural. Na avenida Inajar de Souza os atletas darão seus primeiros passos no Circuito. É substituto do Circuito Popular e, com dez etapas em 2017, também terá inscrições gratuitas para os corredores. Uma grande empresa do mercado, a Iguana Sports, será contratada pela Caixa para organizar os eventos. Leia também: Inscrições online e festa na Sé: vem aí Circuito Caixa da Cidadania de corrida.
+ secretário:
Secretário: ‘É inadmissível haver sete corridas em um fim de semana em SP’
Secretário defende existência de uma grande e forte maratona de São Paulo
Ótima iniciativa.