‘Quem é você na Fila da corrida?’ A pessoa que faz amizade na Maratona Fila
Fotos: clique aqui e encontre as suas.
Resultados: clique aqui e veja o seu ou o de sua equipe.
É possível fazer amigos durante uma maratona? Em uma prova individual de 42,195 km, exigem-se concentração e esforço quase incompatíveis com um bom bate-papo. Por outro lado, em uma maratona de revezamento disputada em quarteto, passa-se a maior parte do tempo fora do percurso, o que permite muita interação com colegas. A resposta à pergunta inicial é sim, portanto.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na Maratona Fila de 2022; ache também as dos amigos!
Formada por meio de um concurso cultural, a equipe Esportividade que participou da Maratona Fila se conheceu ali, no CepeUSP, no domingo do evento, 28 de agosto de 2022. Os três vencedores, Ricardo Nascimento, Plinio Okamoto e Giselle Gonçalves Guimarães, responderam de forma criativa à questão “Quem você é na Fila da corrida?”. No fim das contas, as particularidades de cada um deram um tom singular ao quarteto, completado pelo editor deste site, Andrei Spinassé.
Ricardo jogou bastante futsal na juventude e agora aprecia o fato de a corrida não lhe trazer cobranças externas. Giselle, que veio de Patos de Minas (MG) especialmente para a Maratona Fila, começou a correr de forma despretensiosa e logo percebeu levar jeito para a coisa. Plinio é um corredor que gosta de estar com a galera da corrida e de fazer parte de uma comunidade.
Enquanto um fazia sua prova, os outros três o acompanhavam por intermédio da função de localização do WhatsApp – ideia criativa. Apesar das evidentes diferenças de abordagem em relação à corrida, havia muito a conversar, especialmente porque os quatro já podem ser considerados corredores experientes, tendo participado de diversas provas.
Não havia pressão por resultado, e cada um fez o que podia fazer nos 10,5 km de prova, cujo circuito foi montado nas dependências da Cidade Universitária e na avenida Escola Politécnica. Ainda assim, o quarteto Esportividade foi o 30º entre os 141 mistos – com pouco menos de 3h40min. E o mais importante: das próximas vezes que se encontrarem, eles poderão continuar o papo de onde pararam na Maratona Fila.
Quanto à Maratona Fila, pela primeira vez aberta ao público, também havia a possibilidade de ser disputada de forma individual, e 340 atletas chegaram ao fim das quatro voltas de 10,5 km cada uma, completada sempre na pista de atletismo do CepeUSP. Ainda participaram do evento 241 duplas e 221 quartetos.
O gramado central foi o espaço das tendas, como a do “vídeo 360º”, a de gravação de medalhas, a da própria Fila, a do Care Club e a da Panasonic. Os participantes puderam personalizar a camiseta (livre de patrocínios, então boa para ser usada em diversas ocasiões) quando de sua entrega, na loja Centauro da avenida Paulista, com nome – seu ou da equipe –, por exemplo. A Beta Sports organizou a Maratona Fila-2022 em São Paulo.