Projeto de lei aprovado considera São Silvestre ‘patrimônio cultural imaterial’
A Assembleia Legislativa paulista aprovou na terça-feira passada, dia 15 de dezembro, projeto de lei do deputado Mauro Bragato (PSDB) que declara a corrida de São Silvestre “patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo”. O PL 814/2013 foi para sanção do governador Geraldo Alckmin.
O deputado Mauro Bragato justifica a proposta dizendo que se trata de um importante evento esportivo, cultural e turístico que merece ser considerado um “patrimônio cultural imaterial”.
A São Silvestre é uma corrida realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, que é dia de São Silvestre. Neste ano de 2015 vai acontecer a 91ª edição. Inscrições já estão esgotadas; havia 30 mil vagas.
Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, da Gazeta, que se inspirou em uma corrida noturna francesa em que os atletas carregavam tochas. E, após assistir ao evento em Paris, em 1924, ele quis realizar uma prova noturna em São Paulo, cuja primeira edição aconteceu quase ao fim de 31 de dezembro de 1925. Tem esse nome porque homenageia o santo do dia.
A São Silvestre era disputada na noite de 31 de dezembro até 1988. Em 1989, passou a ser realizada à tarde. Desde 2012 acontece no período da manhã. E desde 1991 o percurso da prova tem 15 km.