Prefeitura de SP conta com dados do Datafolha para planejamento esportivo
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo apresentará à imprensa os resultados de uma pesquisa feita pelo Datafolha sobre os hábitos esportivos do cidadão paulistano. O evento “O esporte visto a 360º” trata justamente disso e está marcado para daqui a exatamente um mês (dia 27 de outubro). Pela primeira vez, segundo o secretário José de Lorenzo Messina, a Prefeitura de São Paulo conta com dados desse tipo para elaborar estratégias para os próximos cinco anos.
- Messina deixa a secretaria:
Secretário de Esportes de SP sai do cargo, e cidade terá 3º neste ano
“Mais de 3 mil pessoas foram entrevistadas em todo o município”, disse Messina em 24/09. “O Datafolha foi contratado por meio do projeto com a Unesco.” E o Plano Municipal de Esporte, que foi desenvolvido com a Unesco (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do qual faz parte a pesquisa do Datafolha, vai ser mostrado para o público no fim de novembro.
“O próximo governo poderá pautar toda sua política esportiva desenvolvimentista nesse plano, que de fato vai mostrar onde existem as demandas e onde está a oferta. É um mapeamento”, afirmou o secretário ainda em maio.
- Análise da pesquisa:
Cidadão paulistano carece de locais para praticar esporte perto de casa
Independentemente de quem será o próximo prefeito paulistano, Messina terá até o fim deste ano a missão de “passar o bastão” para quem vier a ser seu substituto. “Logicamente haverá um período de transição se ganharmos ou perdermos. O importante é transmitirmos as ideias e os programas para o próximo secretário”, declarou.
Uma das ideias de Messina é tornar a Virada Esportiva – que, segundo ele, já é uma marca consolidada – um evento que poderá ser alvo de chamamento público para que possa ser desenvolvido, contanto que haja contrapartidas e/ou pagamento, por um promotor de eventos (iniciativa privada).
Virada com menor participação de público
A décima Virada Esportiva, ocorrida no fim de semana de 24 e 25 de setembro de 2016, teve, segundo a secretaria, a participação de cerca de 500 mil pessoas, um número bem menor que o de dois anos atrás (2014), quando aproximadamente 2,9 milhões participaram da Virada.
Este foi o ano em que o evento foi menos divulgado, pois as restrições legais pré-eleitorais impediram que a secretaria o anunciasse fora dos canais oficiais. Nem sequer houve um site especial da 10ª Virada Esportiva.
De acordo com um levantamento feito pelo Esportividade, a secretaria gastou R$ 4.261.974,97 com os convênios com a iniciativa privada e a contratação da SPTuris para a realização da Virada Esportiva-2016.
Leia também:
Virada Esportiva começa com atraso de mais de 2h30 no Anhangabaú