Prefeitura de São Paulo faz ‘aposta’ e dá cargo a ex-presidente do Pinheiros
A Prefeitura de São Paulo escolheu Luis Eduardo Dutra Rodrigues, ex-presidente do Esporte Clube Pinheiros, para comandar a Coordenadoria de Gestão do Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Quem estava temporariamente à frente dela era Ronan Kayano Genoino após a saída do ex-judoca Rogério Sampaio, medalhista de ouro em Barcelona-1992.
Dutra deixou a presidência pinheirense neste ano após a eleição de Roberto Cappellano. Agora assume um cargo cuja principal função é tomar conta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, “fábrica de atletas”.
O secretário Celso Jatene aposta na experiência de Dutra. “Hoje estamos fazendo uma aposta. Depois de muitos anos com ex-atletas na direção do COTP, convidei o Dutra, que já foi presidente do EC Pinheiros e que há muitos anos vem oferecendo para o Brasil grandes atletas, e eu tenho de certeza que o Luis Eduardo Dutra Rodrigues com todo o seu conhecimento vai nos ajudar e muito. Ele vai trazer a experiência do privado para o público”, disse Jatene.
Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa tem quase mil atletas das seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei.
Todos esses atletas do COTP recebem gratuitamente atendimento médico, odontológico e psicológico, assistência social, fisioterapia, lanches e auxílio transporte durante toda a sua preparação esportiva. As meninas do time de futebol que disputa campeonatos adultos, patrocinado pelo São Cristóvão Saúde, têm direito a mais benefícios.
Saída de Sampaio
“Por problemas pessoais, por morar em Santos e ter dificuldades pela distância, ele pediu desligamento”, disse Ronan, que está na coordenadoria desde fevereiro de 2013. “A missão que recebi é a de tocar o trabalho que era realizado pelo Rogério, com o qual a secretaria estava contente. Minha ideia é manter como estavam as coisas, que estavam indo bem.”
A coordenadoria cuida, por exemplo, do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. “É responsável pela gestão das atividades e da estrutura do COTP, que conta com cerca de 900 atletas, dez modalidades – todas elas olímpicas”, explicou o filho de José Genoino, que cursou Esporte na USP (bacharelado) e Gestão Aplicada ao Esporte na Trevisan. A maioria dos atletas de lá é menor de idade, ou seja, as categorias de base são o foco, mas o futebol feminino conta com time adulto que disputa campeonatos da FPF e da CBF.
Em março deste ano foi inaugurado o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP) no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, mas é fruto de um convênio realizado com o Instituto Península, um braço de investimento social da família de Abilio Diniz. As obras foram orçadas em R$ 15 milhões e custeadas inteiramente pelo instituto.
“Peneiras”
A avaliação do futebol feminino do Centro Olímpico (avenida Ibirapuera, 1315) será nesta sexta-feira, dia 3 de julho, no campo do COTP, às 15h30, apenas para garotas nascidas entre os anos de 1998 e 2005 (clique aqui e saiba mais sobre isso).
No vôlei, a “peneira” será realizada nos dias 6 e 7 para meninos das categorias pré-mirim, mirim, infantil e infantojuvenil (clique aqui e saiba mais sobre isso). Os atletas que se destacarem terão de retornar no dia seguinte, 8, para participar da última etapa da avaliação.