Prefeitura busca aporte estadual ou federal para obras em Interlagos
A Prefeitura de São Paulo dialoga com os governos estadual e federal na tentativa de obter mais recursos para a reforma dos bastidores do autódromo de Interlagos, que é uma exigência da Fórmula 1 para a categoria continuar na cidade de 2015 em diante. De acordo com a vice-prefeita paulistana, Nádia Campeão (PCdoB), haveria muitas dificuldades orçamentárias se a capital paulista decidisse bancar sozinha as obras de construção de novos boxes e paddock.
Questionada a respeito da não inclusão da verba para a reforma do autódromo na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, Nádia respondeu: “É provável [que não haja a inclusão], a não ser que consigamos algum aporte estadual ou federal. O evento aparece como Grande Prêmio do Brasil. No circuito mundial, os países entram como sendo sua corrida. São Paulo já arcou com isso durante muito tempo, décadas. Tanto o governo estadual como o federal poderiam participar dessa fase e do próprio problema do autódromo”.
A vice-prefeita, no entanto, disse que seria muito negativo se a cidade perdesse a Fórmula 1. “Entendemos que é importante tê-la em São Paulo”, afirmou. “É um dos eventos do calendário que sustentam sua imagem de cidade de porte global. O período da Fórmula 1 é aquele em que mais há movimento na economia e no setor de serviços. Abrir mão da F1 seria muito ruim para São Paulo.”
A intenção é que um novo contrato se estenda até, pelo menos, 2020, pois, “se o investimento for de maior porte, o compromisso precisará ser de um mais largo prazo”. O atual contrato vale até 2014.
Nádia explicou que a Fórmula 1 diz não mais caber em Interlagos. “O compromisso básico da prefeitura com a Fórmula 1 é entregar um autódromo em condições de recebê-la. Não existe um aporte direto de recursos da prefeitura para os organizadores da Fórmula 1. Na visão da F1, a estrutura atual chegou ao limite”. Os novos boxes e paddock seriam construídos na Reta Oposta, que se tornaria a de largada e chegada.
De acordo com a vice-prefeita, que foi secretária de Esportes, Lazer e Recreação da gestão Marta Suplicy, seria interessante Interlagos ter um museu do automobilismo, assim como o estádio do Pacaembu tem o do futebol (onde ocorreu esta entrevista). Ela defende que o autódromo faça parte da onda de modernização de praças esportivas brasileiras.
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