São Paulo - região metropolitana
Automobilismo 10/12/2013

Por paixão e preparação, pilotos exigem o máximo de si fora das pistas

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade
Tuka Rocha participa de Ironman 70.3 Brasil

Tuka Rocha participa de Ironman 70.3 Brasil

A temporada da Stock Car chega ao fim neste domingo, 15 de dezembro, com a Corrida do Milhão, a 12ª etapa, em Interlagos. Alguns pilotos disputaram simultaneamente outras categorias automobilísticas em 2013, como a Copa Petrobras de Marcas, e outros tiveram atividades esportivas bem distintas das do mundo das corridas de carro. Ricardo Maurício e Tuka Rocha são dois representantes desses dois tipos de pilotos. Como a Stock Car não permite treinos particulares, os competidores têm de se manter ativos de outra forma.

Tuka acorda cedo diariamente para pedalar e correr em parques de São Paulo. Quando foi entrevistado, havia percorrido 70 km de bicicleta na Cidade Universitária. O piloto leva os treinos a sério e conseguiu completar o Ironman 70.3 Brasil, em Brasília, em agosto de 2013, em pouco mais de 5h29min. Esse evento de triatlo é considerado um meio Ironman, pois os atletas devem fazer 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida pedestre.

Tuka Rocha pedala no Ironman 70.3 Brasil

Tuka Rocha pedala no Ironman 70.3 Brasil

Além de gostar dessas competições, Tuka vê nelas benefícios para sua pilotagem. “Colocamos nossa preparação física no ponto mais alto possível para, na Stock Car, estarmos bem mais preparados do que estaríamos se fizéssemos apenas o básico”, disse. Ele usa o “nós” porque também se refere a Daniel Serra, seu colega de pistas e companheiro de treinos físicos.

Mas, de acordo com Tuka, não é necessário ser tão bem preparado fisicamente para competir na categoria. “O Stock Car não exige nem um quinto do que fazemos [nos treinamentos]”, reconheceu. O ganho, no entanto, é mais psicológico, pois, no triatlo, as forças, inclusive mentais, são a todo momento testadas. “Quando você passa por um estresse na Stock Car, você consegue raciocinar mais facilmente [sendo triatleta]”, afirmou. Há outro ganho, segundo ele. “Quando você chega a uma corrida da Stock Car, além de tudo isso, você está com a cabeça tranquila, pois sabe você fez tudo o que podia fazer para alcançar um bom resultado.”

Rocha começou a treinar mais intensamente há um ano e meio, e, em 2013, faz sua melhor temporada na Stock Car: é o 13º colocado entre 34 pilotos. Ele só não pedada em semana de corrida para evitar o risco de “levar um tombo”.

Tuka Rocha completa Ironman 70.3 Brasil

Tuka Rocha completa Ironman 70.3 Brasil

Já Ricardo Maurício não é tão fanático por treinamentos físicos quanto Tuka Rocha, mas também faz os seus. O candidato ao bicampeonato da Stock Car e recém-coroado bicampeão da Copa Petrobras de Marcas costuma correr duas vezes por semana na esteira, faz treinos leves de musculação e corre pelo menos uma vez por semana no Ibirapuera ou no parque do Povo.

“Faço bastante trabalho cardiovascular, porque, como as temperaturas no cockpit são altas, é onde se consegue tirar mais proveito de se ter um bom preparo físico”, afirmou Ricardo, que, na academia, faz uso de um aparelho que simula subida de escada.

O piloto da Eurofarma RC explica por que não gosta de “pegar pesado” na musculação: “Para não ganhar muito peso. Sendo mais leve, você consegue distribuir melhor o peso [lastro] no carro”.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.