Percurso da Maratona do Rio muda para 2026, voltando ‘às origens’

Na prova de 10 km da Maratona do Rio; ao fundo, o Cristo Redentor (rrocha_photographer/Fotop)
Os 42,195 km da Maratona do Rio de 2026 serão diferentes. Em vez de a largada da prova de domingo ser autorizada no Aterro do Flamengo, na altura da Marina da Glória, mesmo ponto da chegada, se dará na praia da Reserva, na zona sudoeste carioca. Os corredores passarão por cartões-postais como Leblon, Ipanema, Copacabana, Aterro do Flamengo e centro histórico – até a chegada na Marina da Glória.
Sinta a energia da Maratona do Rio ao assistir este vídeo:
Ver essa foto no Instagram
A Dream Factory e a Spiridon, empresas que organizam o maior evento de corrida (em número de participantes) do Brasil, explicam a mudança: “A alteração marca um novo capítulo na história da maior plataforma de corridas de rua da América Latina. Desde 2019, o percurso havia sido ajustado com largada e chegada no Aterro do Flamengo por causa do deslizamento na avenida Niemeyer – via que fazia parte do trajeto antigo da maratona e precisou ser interditada. Com as condições restabelecidas, o evento voltará a abraçar o Rio de ponta a ponta, sempre com atenção às demais atividades e provas que já acontecem nos locais do percurso, garantindo segurança, logística e mínima interferência à cidade”.
Como é tradicional, o evento acontecerá no feriado de Corpus Christi, de 4 a 7 de junho de 2026, de quinta-feira a domingo, com provas de 5 km, 10 km, 21,097 km e 42,195 km, uma em cada dia. As duas primeiras vão continuar a ter largada efetuada no Aterro do Flamengo; já a da meia maratona se manterá no Leblon. Os organizadores esperam que haja mais de 60 mil inscritos em 2026.

Andrei Spinassé a poucos metros da chegada da Maratona do Rio de 2025 (Alberto Gonzaga/Fotop)
De acordo com Pedro Pereira, gerente de produto da Maratona do Rio, o retorno ao percurso com largada na praia da Reserva reforça a vocação da prova para estar entre as grandes do mundo. “Voltamos ao percurso similar ao original, com pequenas mudanças, para reafirmar o que temos de mais bonito: a energia do Rio e o espírito de superação que move cada corredor”, diz.
“Com paisagens naturais e históricas do km 1 ao 42,195, o novo trajeto combina potencial técnico e capacidade operacional até três vezes maior que a atual, o que nos prepara para o crescimento sustentável e a internacionalização do evento.”
As inscrições para a Maratona do Rio de 2026 ainda não estão abertas.