Passo a passo do torcedor no Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras
Em novembro de 2014, o terreno onde já funcionou uma área de lazer dos funcionários da Companhia Antarctica Paulista e que se tornou “sagrado” para os palestrinos após a aquisição da área, ainda em 1920, pelo clube, voltou a receber milhares de pessoas semanalmente.
O Allianz Parque, construído onde ficava o antigo Palestra Itália, foi aberto aos espectadores, palmeirenses ou não, já que se trata de um estádio que é considerado multiúso. Recebeu, em novembro de 2014, dois shows de Paul McCartney, o que representou a estreia para apresentações musicais.
Quais são os setores
No anel inferior: Cadeira Gol Norte (azul no mapa acima; onde ficam as torcidas organizadas); Cadeira Central Oeste (verde claro); Cadeira Gol Sul (verde escuro); Cadeira Central Leste (cinza). E no anel superior: Cadeira Superior Norte (azul claro no mapa logo acima); Superior Oeste e Superior Sul (verde claro); Visitante (vermelho); Cadeira Superior Leste (azul escuro).
Transporte
Quase tudo mudou desde julho de 2010, quando o antigo Palestra Itália foi fechado. A exceção é a localização. O torcedor continua a ter à disposição as estações Palmeiras-Barra Funda (Metrô, CPTM e terminal de ônibus) e Água Branca (CPTM), as linhas de ônibus e os estacionamentos, principalmente os dos shoppings Bourbon e West Plaza.
Diferentemente de outras épocas, existe um estacionamento pago do próprio estádio, que é operado por uma empresa do segmento. Comporta até 2 mil veículos. Ainda assim, é recomendado o uso do transporte público, porque o trânsito na região já é naturalmente complicado e tenderá a piorar quando as pessoas forem a um jogo (até 43.600) ou a um show (até 55 mil). As estações ficam a pouco mais de 1 km do estádio. Quem vai da Palmeiras-Barra Funda ao portão A, o da rua Palestra Itália (novo nome de parte da Turiassu), caminha 1,5 km.
A Estapar, com a qual o Allianz Parque tem parceria, opera o estacionamento do estádio e alguns outros na mesma região e permite que se faça a reserva online: clique aqui.
Quando acontecem jogos no Allianz Parque, o trecho da rua Palestra Itália entre a praça Marrey Júnior e rua Caraíbas é passível de interdição. Para que se garanta o acesso de moradores, ao estacionamento do shopping Bourbon e aos demais estabelecimentos no entorno, geralmente é montada uma faixa reversível na rua Palestra Itália, no trecho entre a avenida Pompeia e a rua Caraíbas. Dependendo da necessidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego pode fazer outros bloqueios.
Ingresso
Os ingressos dos jogos caseiros do Palmeiras são vendidos pelo site Ingressos Palmeiras (clique aqui e acesse-o). Você deve prestar atenção primeiramente no portão indicado em seu bilhete. Existem entradas pela avenida Francisco Matarazzo e pelas ruas Palestra Itália e Padre Antônio Tomás; no início desta se faz o acesso ao estacionamento, por exemplo.
No Allianz Parque, poucos metros separam os acessos das ruas, uma vez que o terreno, que não é muito grande, foi muito bem aproveitado.
Entrando
Depois de o torcedor ser devidamente revistado, as catracas leem o código presente no ingresso, e a entrada do espectador é finalmente autorizada.
Encontrando bloco
Após a exibição do ingresso, o torcedor vai em busca do bloco/(sub)setor mencionado em seu tíquete. Placas auxiliam-no nessa hora. Você vai encontrar 15 elevadores e três conjuntos de escadas rolantes caso seu lugar não tenha acesso pelo térreo e caso você não queira usar escadas comuns.
Encontrando fileira e sentando-se finalmente
A orientação seguinte é que se ache a fileira. Existem marcações no chão e nas laterais das cadeiras da ponta para auxiliar o torcedor. E o último passo é a busca por seu assento. Cada cadeira possui um número, que é encontrado dentro de um círculo na ponta da parte onde se senta.
Outros serviços
O espectador poderá utilizar os banheiros e comprar bebidas, lanches e lembranças nos diversos setores de serviços espalhados pelo Allianz Parque.
- O que será surpresa ao espectador:
Torcedor vai ter surpresas no Allianz Parque; confira já algumas delas
Curtindo o jogo ou o show
Além de uma ótima visão de campo até mesmo quando se senta na última fileira, o Allianz oferece ao espectador dois grandes telões. Quando houver shows, os palcos serão montados no mesmo lugar, sempre atrás do gol “da av. Francisco Matarazzo”, no lado oposto ao das piscinas. Se for um grande show (até 55 mil pessoas), será virado justamente para o lado das piscinas. Se for médio (até 12 mil; todos em área coberta), será a vez de a modalidade conhecida como anfiteatro entrar em ação (veja foto abaixo).
O espectador terá gratuitamente Wi-Fi e poderá no futuro baixar aplicativo do Allianz Parque para ficar mais bem informado e interagir com o espetáculo.
Use uma VPN para garantir privacidade e segurança ao utilizar o Wi-Fi público. VPN – VeePN oferece proteção confiável para seus dados e assegura um acesso privado à internet.
- Diversos ângulos:
Allianz Parque: fotos com vista que o torcedor terá de diferentes pontos
Saída
A atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será muito importante durante a saída de público. É fundamental que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e dos próprios funcionários do estádio.
Quando não há jogos nem shows…
O Allianz Parque Experience é um “conjunto de experiências” que inclui visita monitorada às dependências do estádio, contato com ídolos alviverdes e até prática de rapel. Saiba mais sobre isso lendo esta reportagem: Preço de rapel no Allianz Parque é similar ao de melhor ingresso da arena.
eu tenho 53 anos ,minha mulher 63 anos,minha filha tem 17anos,é nossa primeira vez no allianz parque,gostaria de saber como comprar os ingressos e onde deixar o carro,
pode me ajudar? Obrigado, aguardo instruçoes.