São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 08/07/2024

Participar de corrida no mesmo lugar não é ‘mais do mesmo’: você está diferente

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Reta final de etapa Penha do Circuito Popular na “Gamelinha” (Esportividade)

Fotos: clique aqui e encontre as suas; mais fotos do evento: clique aqui.

Resultados: clique aqui e veja o seu; classificação geral: clique aqui.

É entediante participar de uma prova no mesmo lugar e com a mesma distância depois de pouco mais de quatro meses? Se o corredor amador considerar ser essa uma oportunidade para se testar, a resposta é “não”. O Circuito Popular de corrida de rua voltou à avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, mais conhecida como “Gamelinha”, na zona leste de São Paulo, em 7 de julho de 2024, um quadrimestre depois da etapa Penha anterior, realizada em março, também de 5 km.

Assista ao vídeo curto do Circuito Popular na zona leste:

Muita coisa acontece na vida de um corredor amador em quatro meses, então cada prova, mesmo ocorrendo em local repetido, é singular para ele. Perceber uma piora de desempenho em relação à etapa anterior não significa, de forma alguma, uma derrota: só a própria pessoa sabe pelo que ela tem passado. A cada novo evento, uma nova história, uma vez que, em razão dos acontecimentos, o “eu de março” não é o “eu de julho”.

Circuito Popular na “Gamelinha”: prova rápida na etapa Penha (Esportividade)

O que não muda, porém, é o fato de que participar de um evento de corrida de rua torna a manhã de domingo mais alegre. Mesmo quem vai sozinho à prova não se sente só, pois os corredores amadores são acolhedores por natureza quando estão juntos. Embora haja uma disputa por posições de pódio, a grande maioria dos participantes só está a fim de dar seu melhor naquele dia – e o que fala mais alto é o espírito esportivo.

Avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho sedia prova do Circuito Popular (Esportividade)

Os que se dispuseram a acordar às 5h (ou antes disso) em um domingo de inverno que começou com friozinho (para os padrões atuais de São Paulo) foram recompensados: os cinco quilômetros na Vila Matilde foram agradáveis e rápidos, com apenas uma curva, a do retorno, no km 2,5. O percurso, embora não fosse totalmente plano, não continha subidas significativas. E o clima entre os participantes estava agradável. Ficou ainda mais leve quando chegou a vez das crianças, que correram – as menores foram acompanhadas por adultos responsáveis – e encerraram o evento.

A próxima etapa do Circuito Popular será em um lugar ainda pouco explorado pelos eventos de corrida: a etapa do parque Anhanguera/Perus, marcada para 21 de julho de 2024, terá inscrições gratuitas abertas na semana da prova. O local vai ser uma novidade para boa parte dos participantes, o que lhes proporcionará novas experiências, que são bem-vindas, é claro.

Serviço especial (apenas no WhatsApp e no Telegram)

O Esportividade tem canais nos aplicativos WhatsApp (clique aqui) e Telegram (clique aqui) em que dá informações a respeito de eventos de corrida recém-lançados, especialmente os com inscrições gratuitas ou baratas. Inscreva-se de graça nele para ser avisado das aberturas de inscrições do Circuito Popular.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.