Os grandes velocistas do futebol
O futebol é um misto de esporte de alto rendimento e arte. Se a modalidade sempre revelou artistas ao mundo, como Ronaldinho, também já apresentou grandes velocistas. E alguns deles conseguiram unir as duas características. Mas quais foram os jogadores que assombraram o mundo por sua velocidade dentro de campo – e quais serão os próximos? Quem gosta de fazer previsões esportivas pode aproveitar o código bônus BC Game para dar seus palpites.
Um dos jogadores que justamente conseguiu unir sua condição de atleta com a de artista foi Ronaldo Fenômeno no início da carreira. O atacante encantou o mundo com seus dribles e algumas arrancadas inesquecíveis. Quando o camisa 9 colocava a bola para frente e acelerava, era quase impossível pará-lo sem que o outro jogador cometesse falta. E, mesmo tentando alcançá-lo, os defensores rivais simplesmente não conseguiam impedi-lo.
Na época em que defendeu o Barcelona, R9 protagonizou algumas arrancadas históricas. Um jogo que ilustrou isso muito bem foi aquele contra o Valencia, em 1996, quando o craque fez um hat-trick. E, nos três gols, Ronaldo mostrou sua incrível velocidade.
Mas o terceiro, sem dúvidas, foi o mais marcante. Ronaldo simplesmente arrancou do meio-campo e escapou de quatro marcadores, sendo que passou no meio de dois que tentavam fechá-lo. O lance, é claro, rodou o mundo e deixou suas arrancadas ainda mais famosas e temidas.
Ainda falando sobre os brasileiros, um craque que tinha a velocidade como uma de suas principais características era Kaká. Ao longo de sua carreira, o atleta protagonizou diversos lances em que se aproveitava de sua condição atlética. Um desses lances muito marcante aconteceu em um amistoso contra a Argentina em 2006. Na ocasião, após um escanteio para o time rival, Messi dominou mal, Kaká roubou a bola ainda no campo defensivo e deu a arrancada fatal.
Messi, também famoso por sua velocidade, tentou acompanhar o brasileiro, mas em nenhum momento conseguiu “dar o bote”. Kaká seguiu com a bola dominada até a área argentina, passou por um defensor e chutou na saída do goleiro. Era o terceiro gol da seleção brasileira, na vitória por 3 a 0, no Emirates Stadium, casa do Arsenal, em Londres.
Velocistas da atualidade
Entre os craques em atividade atualmente há dois que se destacam pela velocidade: Kylian Mbappé e Vinícius Júnior. O jogador francês também é um mestre das arrancadas, e entre suas vítimas famosas está a seleção argentina. O lance aconteceu na Copa do Mundo de 2018, a da Rússia, em que ele dominou a bola no campo defensivo, passou por três jogadores argentinos, invadiu a área e foi parado quando outro cometeu um pênalti.
A arrancada de Mbappé contra Marrocos, no Mundial de 2022, no Qatar, também foi impressionante. O francês recebeu a bola na lateral esquerda, ainda no campo de defesa, e deu uma arrancada fenomenal, chegando rapidamente à linha de fundo adversária.
Já Vinícius Júnior também vem usando a velocidade dele para desequilibrar os jogos a favor do Real Madrid. Quem não se lembra daquele gol contra o Manchester City nas semifinais da Liga dos Campeões 2021/2022? O atacante brasileiro recebeu a bola perto do meio-campo, aplicou um belo drible em Fernandinho e arrancou até a área adversária, batendo na saída do goleiro Ederson (seu compatriota) e anotando um gol importantíssimo para o clube merengue, que acabaria vencendo aquela edição do torneio.
Menções especiais
É claro que a lista de grandes velocistas do futebol é imensa – centenas de nomes poderiam ser citados. Mas merecem uma menção especial Cristiano Ronaldo (principalmente no Manchester United), Gareth Bale, Alphonso Davies, Thierry Henry, entre tantos outros. Os grandes velocistas, assim como os artistas da bola, ajudam a abrilhantar o esporte bretão e a protagonizar lances inesquecíveis para todos aqueles que amam o futebol.