Orientação de profissional favorece evolução gradual de corredores de rua
O maior ganho de um corredor de rua ao optar por ser supervisionado por um profissional da área, de acordo com a educadora física Aline Chrispan, é o planejamento por etapas dos treinamentos.
Os iniciantes começam com uma caminhada e evoluem para as disputas de 5 km. Os próximos passos são os 10 km, os 21.097 km e os 42.195 km, a tão desejada distância de uma maratona.
Cada um tem seu objetivo, e Marcelo Lacerda, premiado no concurso cultural “Fotografe o movimento” (realizado por Oficina do Movimento e Esportividade) e orientado por Aline Chrispan, quer poder um dia disputar a prova mais longa. “Maratona é um dos objetivos do Marcelo para o ano que vem. O primeiro treino foi baseado na melhoria do tempo dos 10 km, que foi uma solicitação dele, e progressivamente pode chegar aos treinos mais longos, de meia maratona e maratona”, contou a educadora física.
Aline também afirmou: “Trabalho personalizado é importante porque é progressivo. A partir de avaliações físicas e das capacidades do praticante, é possível adequar o treinamento para que ele tenha benefício e não prejuízo”.
Assista ao vídeo em que Aline diz quais são os benefícios da corrida e Marcelo conta como os treinos o ajudam a melhorar seu tempo: