Organização da São Silvestre reporta fraudes e diz que vai banir envolvidos
A organização da Corrida de São Silvestre considerou “positivo” o balanço da 93ª edição da prova, mas reportou fraudes e afirmou que os envolvidos serão punidos.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Corrida de São Silvestre-2017, a 93ª edição; ache as dos amigos também!
“Algumas atitudes negativas ainda aconteceram”, disseram os organizadores em comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (2).
“Houve atletas que passaram seu número para não inscritos e que foram identificados pelas câmeras ao longo do percurso, pelo sistema de vídeo da chegada e pelas câmeras colocadas nos postos de água (novidade de 2017). Esse tipo de fraude resultará em desclassificação e banimento dos fraudadores do cadastro da São Silvestre e dos demais eventos da organização técnica [Yescom].”
Houve também, segundo a organização, atletas não idosos que correram com inscrição de quem tem 60 anos ou mais para obter 50% de desconto. “Serão reconhecidos e notificados”, declarou.
Trata-se de um trabalho de identificação mais complicado. “Como essa avaliação ainda é manual, mesmo que o resultado final seja publicado, ao longo dos próximos dois meses, assim que for confirmada a fraude, eles serão excluídos e banidos do cadastro da São Silvestre e de outras provas da organização técnica.”
A Yescom estima que 10% dos corredores tenham sido “pipocas”, isto é, pessoas que não estavam inscritas na prova. E, em 2016, quando faltou água, a estimativa é que eles tenham sido 50% dos atletas. Havia 30 mil inscritos.
Existiu restrição ao acesso de “pipocas” nas áreas de largada e chegada. “O planejamento para a próxima edição prevê a ampliação das medidas, bem como aumentar o isolamento para a dispersão e triagens de ‘pipocas’ no percurso”, disse a organização.
Fotos de atletas com número de peito duplicado têm circulado por redes sociais, o que configura outro tipo de fraude. Mesmo com esse controle, corredores com número “clonado” entraram na zona de largada. Medidas legais poderão ser tomadas também.
Resultados
Clique aqui para conferir o seu na São Silvestre-2017.
Opinião do Esportividade:
Corrida de São Silvestre-2017 expõe o melhor e o pior do brasileiro
Análise do Esportividade:
Descongestionada, São Silvestre deixa de ser ‘passeio’ nos primeiros km
fiz uma busca no numero de peito 23023 e achei mais de 8 pessoas com este numero!!! E o mais estranho é que TODOS estavam com a Camisa da RUN UP (Assesoria de Sorocaba)
#EstamosdeOLHO