Opinião: Corrida de São Silvestre-2017 expõe o melhor e o pior do brasileiro
A 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2017, deixou à mostra o que a população brasileira tem de positivo e negativo. Por um lado, a irreverência, a amizade e a solidariedade fazem o evento ser o que é; por outro, o não cumprimento de regras é verificado e, mesmo que a minoria aja assim, afeta todo o conjunto.
Você em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver suas fotos como participante da Corrida de São Silvestre-2017, a 93ª edição; ache as dos amigos também!
Há inúmeros exemplos de momentos em que “o melhor do brasileiro” pôde ser visto: o clima festivo antes da largada, a ajuda dada a um atleta caído, o incentivo vindo das calçadas e da rua, a distribuição de copos de plástico com cerveja na Brigadeiro organizada pelos próprios corredores amadores…
Dois dias depois da prova, descobriu-se que nem tudo foi festa. Os participantes começaram a perceber, nos sites de venda de fotos, pessoas com um mesmo número de peito, o qual, é claro, havia sido “clonado”. A organização da São Silvestre ainda relatou outras fraudes, como a de não idosos correndo como idosos para ter direito a 50% de desconto.
Quem acaba pagando o preço (literalmente) dessas ações são os próprios corredores. Quanto mais complexa fica a operação de controle, mais cara se ela torna, encarecendo as inscrições. Mesmo quem não praticou uma irregularidade sofrerá de alguma forma as consequências dos atos alheios.
Isso não é nada diferente do que ocorre no Brasil como um todo. A São Silvestre é uma ocasião de exposição de comportamentos recorrentes. Não existe novidade. E é justamente esse o problema.
Resultados
Clique aqui para conferir o seu na São Silvestre-2017.
Leia também:
Organização da SS reporta fraudes e diz que vai banir envolvidos
Análise do Esportividade:
Descongestionada, prova deixa de ser ‘passeio’ nos primeiros km
esta é a corrida mais cara do ano: 170,00 muitos corredores gostariam de participar não tem condições de pagar este valor.
Sugestão: 1-façam inscrições mais baratas, ex: sem camiseta
2- façam espaço para os q não estão inscritos no fim da Av. Paulista, a festa seria tão grandiosa confraternizando o fim de ano
e quanto a água…por favor qualquer patrocinador pode bancar a água q é muito barato, como podem negar água a um ser humano???
o que está muito feio da organização, e ridículo é ficar fazendo campanha do ódio entre os inscritos e os pipocas.
o pipoca é corredor que também se inscreve em outras provas durante o ano, inclusive pela Yescon.
eles estão praticando o anti marketing
A SS é patrocinada pela Globo e por empresas grandiosas , pq o preço da inscrição é tão caro????