São Paulo - região metropolitana
Corrida de rua 29/07/2024

On SP City Marathon de 2024 é a maior; atletas sentem-se ‘abraçados’ pela cidade

Por Filipe Sansone, especial para o Esportividade

Filipe perto do fim dos 21,097 da On SP City Marathon (Cardilhes/Itaú Uniclass/Fotop)

Fotos da On SP City Marathon de 2024: clique aqui e encontre as suas.

Resultados de 2024: clique aqui e veja o seu.

A cidade de São Paulo e os próprios paulistanos estão, aos poucos, “abraçando” cada vez mais suas corridas de rua de longa distância. Foi com essa convicção que a reportagem do Esportividade saiu da On SP City Marathon de 2024, organizada pela Iguana Sports, após percorrer os 21,097 km da meia maratona do evento, que também contou com os 42,195 km da maratona. O evento, realizado na manhã de domingo, dia 28 de julho de 2024, contou com 20.065 inscritos – ao todo – nas duas distâncias, sendo a sua maior edição da história até o momento. E 4.678 pessoas concluíram a maratona, enquanto 12.838 completaram a meia maratona.

camVocê em ação na corrida: encontre e baixe sua foto
Clique aqui para ver as fotos de sua participação na On SP City Marathon de 2024; ache ainda as dos amigos!

A constatação de estar em um megaevento esportivo, que a cada ano se torna mais característico para os corredores que participam da On SP City Marathon, já ficava evidente assim que os inscritos chegavam à região do estádio do Pacaembu. Isso porque, às 5h25, alguns minutos antes da largada do pelotão A, o destinado aos atletas com pace médio de 4min30min por km ou menos, a praça Charles Miller já estava completamente “tomada” pelos mais de 17 mil participantes.

Em razão do tamanho da corrida, havia dois pórticos de largada e, após iniciarem a prova, os inscritos ainda tinham as seis pistas de ambos os sentidos da avenida Pacaembu (além da ciclovia no canteiro central), o que facilitava o deslocamentos por haver mais espaço livre para cada um correr, e a via ficou completamente ocupada pelos atletas e pelo barulho constante do contato das solas de tênis com o chão.

Torcida comparece à SP City Marathon (Adam Tavares/Boliche/Iguana)

A todo o tempo, os participantes batiam palmas e interagiam com quem estava ao longo do percurso para apoiar os corredores. Aliás, ficou claro que o número de espectadores, ao menos por quase todo o trajeto da meia, era consideravelmente maior que o das edições anteriores da SP City, com o público batendo palmas, exibindo cartazes de apoio ou mesmo simplesmente gritando para apoiar quem encarava aquele desafio.

Participantes da On SP City Marathon com Theatro Municipal ao fundo (Iguana Sports/Divulgação)

Por isso, quem corria sem o fone de ouvido teve a oportunidade de sentir as diferentes atmosferas da cidade em cada trecho do percurso: todos concentrados na avenida Pacaembu; a primeira interação com a cidade no Minhocão, com alguns moradores dos prédios abrindo suas janelas e acenando aos corredores; a passagem pelas constantes curvas das ruas do centro histórico, inclusive com um cover do cantor Elvis Presley em frente à Galeria do Rock; uma banda tocando choro na clássica esquina “da Ipiranga com a São João”, em frente ao Bar Brahma; um quinteto com instrumentos de sopro e corda em frente ao Theatro Municipal; e uma fanfarra tocando marchinhas na altura do parque do Ibirapuera.

Reta final de SP City Marathon no Jockey (Thiago Diz/Bruno Antares/Adam Tavares/Boliche/Iguana)

A experiência ficou ainda mais completa na chegada tanto dos 21k quanto dos 42k, no Jockey Club, pois, neste ano, uma arquibancada foi instalada ao lado das grades que separavam o público dos corredores e do pórtico de chegada, o que possibilitou que houvesse maior torcida para os corredores, com mais espectadores apoiando os concluintes. Após receberem a desejada medalha, os atletas ainda tinham à disposição, na “arena” de chegada, serviço de liberação miofascial, marcação do tempo na medalha, além de música ao vivo, para comemorar a conquista e aproveitar o domingo de sol e tempo limpo.

A cidade de São Paulo sedia maratonas que, ano a ano, ficam gradativamente maiores e mais profissionais, com foco na experiência do cliente, e a SP City é o maior exemplo dessa mudança de comportamento tanto da parte dos organizadores de corridas de rua e dos corredores, cada vez mais profissionais e engajados, quanto dos próprios paulistanos, que, também aos poucos, têm se acostumado com corridas de grande porte pelas ruas da cidade nas manhãs de domingo.

Ainda não há como equiparar a SP City ao maior evento de corrida de rua do Brasil, que é a Maratona do Rio, com mais de 40 mil corredores em quatro dias de evento, mas o evento paulistano tem caminhado, ano a ano, nesse sentido.

Deixe seu comentário


Enviando esse comentário estou ciente da política de privacidade deste SITE JORNALÍSTICO.